CAMPUS CAMPOS CENTRO

ALIMENTAÇÃO

IFF Campos Centro abre chamada pública para adquirir mais de R$ 400 mil em alimentos da agricultura familiar

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/12/2023 15h34, última modificação 05/12/2023 15h34
Os campi Guarus e São João da Barra também vão receber propostas dos agricultores até 15 de dezembro.
Chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

A documentação e as propostas podem ser entregues até 15 de dezembro nos campi Campos Centro, Guarus e São João da Barra.Arte: Matheus Pittol / estagiário de design do IFF Campos Centro.

O Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro vai adquirir R$ 433.200 em alimentos produzidos por agricultores familiares. Os interessados poderão entregar os documentos de habilitação e os projetos de venda do dia 4 a 15 de dezembro até 17h.

Os fornecedores que quiserem fornecer os seus gêneros alimentícios aos campi Guarus e São João da Barra deverão entregar os mesmos documentos nas respectivas unidades do IFF até 17h do dia 15 de dezembro. O edital com as informações pode ser acessado AQUI.

A chamada pública visa a atender as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar. No total, o IFF Campos Centro vai adquirir 38.844 quilos de alimentos como abóbora, banana, batata, berinjela, cenoura, goiaba, tomate, entre outros, 16.900 unidades de outros gêneros alimentícios e 1.500 litros de suco natural. Essa compra irá abastecer o restaurante do campus no período de um ano.

Já o campus Guarus vai investir R$ 109.662 na compra de 9.485 quilos de alimentos, enquanto a unidade de São João da Barra terá disponível até R$ 52.598, para adquirir 5 mil quilos de gêneros alimentícios.

A nutricionista do IFF Campos Centro Alessandra Asmar disse que consumir os alimentos da agricultura familiar é uma das formas de se prevenir doenças cardiovasculares, dermatológicas e renais, além de fortalecer músculos, ossos e a imunidade.

“Nossos cardápios ficam bem variados, sem ultraprocessados, com maior oferta de frutas e legumes, sendo grande parte deles provenientes da agricultura familiar. Isso nos garante, além da riqueza de nutrientes, alimentos mais frescos e mais saudáveis pois são produzidos em menor escala, sem produtos químicos tóxicos, e colhidos no seu tempo ideal. Nos proporcionando alimentos mais ricos em minerais e vitaminas e com muito mais sabor!”

A abertura dos envelopes vai acontecer no dia 19 de dezembro às 14h no auditório Reginaldo Rangel, no IFF Campos Centro. No IFF Guarus, no dia 20, às 10h, enquanto que, no campus São João da Barra, a verificação das propostas e documentação acontecerá no dia 21 de dezembro, às 14h, na sala de reuniões, segundo o edital da chamada pública.