CAMPUS CAMPOS CENTRO

INCENTIVO

IFF Campos Centro começa a pagar bolsas de pesquisa e extensão

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/06/2020 16h48, última modificação 02/06/2020 16h48
Quarenta e cinco alunos do campus que já atuavam como voluntários em projetos aprovados vão receber por mês R$ 250 por 12 horas de trabalho semanais.
Bolsas de pesquisa e extensão começam a ser pagas em junho de 2020

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro vai começar a pagar a partir de junho 45 bolsas de pesquisa e extensão a alunos que já atuavam em projetos como bolsistas voluntários.

Os projetos foram aprovados nos editais 150/2019, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (PROPEI), ou pelo Edital N° 154/2019, da Diretoria de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas (DIPECE).

Os 45 alunos do IFF Campos Centro vão receber R$ 250 por 12 horas de trabalho por semana de junho até dezembro de 2020, quando termina o período da bolsa remunerada. O edital com o resultado final foi divulgado pela Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação na última quinta-feira, 28 de maio. Ao todo, 29 projetos de pesquisa e extensão foram contemplados.

O diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Alberto Henriques, explicou que as bolsas de pesquisa e extensão são pagas pela Reitoria, mas que o número de bolsas não foi suficiente e alguns bolsistas ficaram como voluntários sem receber. No total, serão investidos R$ 11.250 por mês no pagamento dos bolsistas.

"Para que os bolsistas voluntários não ficassem sem receber o Campus Centro resolveu pagar 45 bolsas. Essa ação é uma das estratégias para incentivarmos ainda mais o campo da pesquisa no nosso campus. Temos projetos para incentivos a pesquisa", adiantou.

Projetos

A lista de projetos que ganharam mais fôlego para continuar a produzir conhecimento apresenta um leque de temas de importância histórica, cultural e social. São estudos sobre patrimônio cultural, teatro, dança, sustentabilidade, cultura africana e indígena e telecomunicações, entre outros.

Coordenadora do projeto de extensão "Óleo Ponto no IFF", Aline Oliveira disse que a pandemia do novo coronavírus atrasou a implantação do ponto de coleta de óleo de cozinha que será feito no IFF Campos Centro, mas que ações pelo Instagram estão viabilizando uma rede de informações sobre a importância do descarte correto do produto.

Segundo Aline, que teve uma bolsista contemplada, ter agora o dinheiro da bolsa vai ajudar muito até pelo momento econômico por que passam as famílias brasileiras.

" Estamos divulgando onde ficam outros pontos de coleta da região. Após passar pelo período de isolamento social e conseguirmos instalar nosso ponto de coleta no campus parte do óleo que será arrecadado servirá para produzir sabão em parceria com a Coordenação do Curso de Química. E fizemos o contato com a Diretoria de Gestão de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Campos para recolher o restante", disse.