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Docentes têm avaliação positiva da Semana Pedagógica 2022.2

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/05/2023 13h25, última modificação 12/05/2023 16h18
Colaboradores: Com colaboração de Márcia Valéria da Silva - bolsista do projeto Vivência do texto jornalístico na Ascom com Bolsa de, Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico
A atividade teve participação de servidores docentes e administrativos.
Semana Pedagógica

Uma das palestras realizadas no Auditório Cristina Bastos para todos os servidores (Ascom).

   Rotina típica de professor: aulas para preparar, trabalhos a orientar, dias de aulas seguidas em horários diversos, sem às vezes conseguir pausa para um cafezinho com o colega. A rotina acadêmica com essas e muitas outras atividades, deu uma pausa para a realização da Semana Pedagógica do IFF Campos Centro, de 08 a 12 de maio. Um momento para trocas, atualizações, proposições. As diretorias de ensino, a gestão campus e a Diretoria de Gestão Acadêmica e Planejamento (Dirgap), prepararam a programação com a colaboração de docentes e administrativos. 

   Na programação geral, palestras como a ministrada pela professora pesquisadora Nilva Schroeder, no dia 9 de maio, com uma discussão sobre Projeto Pedagógico de Curso: da organização curricular às práticas pedagógicas contribuindo para o objetivo do evento de revisão dos processos educacionais e dos projetos pedagógicos dos cursos. "Durante a Semana Pedagógica, identificamos pontos fortes e fragilidades, o que nos permite propor ajustes e melhorias necessárias para garantir a excelência na formação dos estudantes", destaca o professor André Peixoto, diretor da Dirgap.

   Avaliações - A professora Elaine Cristina de Souza foi uma das participantes da Semana Pedagógica acompanhando as discussões temáticas na programação da Diretoria do Ensino Básico e das palestras da programação geral. Ela leciona as disciplinas psicologia, ergonomia e medicina do trabalho no Curso Técnico Subsequente de Segurança no Trabalho. Uma das reflexões que chamou sua atenção é a necessidade de o professor repensar as suas práticas nas aulas. "É possível ampliar as opções das grades curriculares, as ementas dos cursos, para fazer com que as propostas curriculares interajam em ensino, pesquisa e extensão e consigam tirar proveito num todo", reflete ela.

   Por sua vez, a professora Simone Souto da Silva Oliveira, de áreas como ciências, matemática e física, destaca a questão da autonomia do aluno, um dos pontos abordados em sua palestra, pela professora Nilva Schroeder. Simone cita práticas como o estudo prévio em casa ou na biblioteca da instituição para levar o estudante a fomentar a sua interpretação, análise, o senso crítico, reflexões e busca de soluções. Ele ainda pode propor alternativas. É a construção da autonomia intelectual do estudante".

   Para o professor André, esse tipo de percepção dos colegas contempla as expectativas com a Semana Pedagógica: "A escuta ativa dos colegas foi um elemento essencial nessa semana. Cada servidor trouxe consigo conhecimentos e perspectivas únicas e, ao ouvir uns aos outros, pudemos enriquecer o debate e a reflexão sobre as práticas pedagógicas. Novas ideias surgiram e soluções criativas foram propostas, resultando em melhorias na qualidade do ensino e aprendizagem", destaca André.

   Foram meses de diálogo e articulações com docentes e especialistas do Instituto Federal Fluminense e de outras instituições, para compor a programação da Semana. Diretora da Educação Básica e Profissional, a professora Fabiola de Amerio Ney Silva, faz sua avaliação da Semana Acadêmica de 2022.2: "Foi uma ótima oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências. No dia 09/05, organizamos uma dinâmica vinculada à Revisitação Curricular dos Cursos Técnicos de Nível Médio do campus Campos Centro, com diálogo específico de cada curso e palestra com professora Nilva Schroeder. Neste dia tivemos mais de 300 participantes entre servidores e convidados externos. Foi excelente!!"