CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

RSM Challenge

IFF Campos Centro participará de competição internacional de robótica

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 20/04/2023 11h18, última modificação 20/04/2023 13h25
Evento será realizado em Mogi das Cruzes, São Paulo, de 21 a 23 de abril.
Robótica

Parte do time reunido no campus (Foto: Divulgação).

A equipe Goytaborgs participará de cinco categorias da competição levando para o Ginásio de Esportes Hugo Ramos, da prefeitura de Mogi das Cruzes, cinco robôs. São 19 estudantes das engenharias do IFF Campus Campos Centro (Computação, Controle e Automação, Elétrica e Mecânica). Como no município paulista a robótica competitiva é considerada um esporte, a equipe ganhou um suporte local para sua participação  

   Capitão do time, Manoel Victor Ribeiro Pinto chama atenção para a autonomia da Goytaborgs : "Todo trabalho desenvolvido para construção dos robôs é da própria equipe. Os integrantes fizeram a parte de usinagem, a parte mecânica, com fabricação de peças, soldagens, a parte eletrônica, a programação - software. Não fizemos contratação de nenhum serviço, tudo desenvolvido por nós, juntamente com os patrocinadores que ajudaram com os materiais".  

   Homenagens - Coordenados pelo servidor Revair Lourenço, da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) a Goytaborgs estará na competição com dois robôs de combate na categoria 150 gramas, um robô na de 454 gramas, um na 1.360 gramas e um tracking autônomo. 

   Em homenagem a peculiaridades campistas, cada robô leva um nome com referências locais: Simenino (da forma de chamamento Esse Menino), Marreco e Murato - (homenagem ao conhecido Morro do Rato - Morro do Itaoca).

   Manoel destaca o apoio da gestão do IFF Campos Centro para a equipe, com ajuda de custo e o seu Labmaker, dos patrocinadores e da reitoria do Instituto, que viabilizou o transporte, do com um ônibus e do Polo de Inovação. A equipe tem o patrocínio das empresas Blitzar Digital Manufacturing, Morumbi, Fábrica de bolso.

   A RSM Challenge foi criada em 2019 pelo capitão da equipe particular RSM Robótica, Rafael Mattos, com o objetivo de "promover o conhecimento, o desenvolvimento de novas tecnologias e crescimento de um trabalho em equipe". Além de equipes brasileiras, a competição recebe participantes da África do Sul, Argentina, Canadá, Colômbia, Filipinas, Índia, Malásia e Peru.