CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

IFF Campos Centro realiza formatura do curso Faça Fácil Libras

por Gabriela Lopes/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 15/12/2022 11h55, última modificação 15/12/2022 14h08
Colaboradores: Gabriela é bolsista da Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico no projeto Vivência do Texto Jornalístico na Ascom Centro
A cerimônia aconteceu no dia 11 de dezembro, no auditório Miguel Ramalho, para formandos do curso.
Faça Fácil Libras

Estêvam (centro) e formandos, durante apresentação musical (Foto: Divulgação).

   A formatura da nova turma do Curso Faça Fácil Libras teve a participação do diretor de Assuntos Estudantis, Carlos Augusto Boynard, da coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Sirley Brandão e do professor e coordenador do Curso, Estêvam Farias. O curso, responsável por espalhar conhecimentos inclusivos na sociedade, conta com parceria com o NAPNE e a Diretoria de Extensão.

   "É muito gratificante estar à frente deste curso que permite ampliar a visão das pessoas para uma sociedade mais inclusiva no que tange à comunicação com os surdos. Um prazer poder utilizar a estrutura que o IFF oferece para esta proposta inclusiva" relata Estêvam.

   Comunicação - A noite foi marcada por apresentações de músicas em Libras e depoimentos de surdos que agradeceram a iniciativa, parabenizando os formandos. Uma das formandas da turma específica para os Militares, Helen Gobeti, ressaltou a importância do curso para a comunidade: "Nós, que trabalhamos na rua, é muito importante que façamos a diferença e a comunicação é essencial para tornar a vida do outro mais fácil e o curso agregou muito neste conhecimento voltado para os surdos"

Ampliando cada vez mais as possibilidades de inclusão, o curso também teve uma turma específica para professores de Campos dos Goytacazes e de São João da Barra, com o objetivo de capacitar os docentes a construir e manter uma comunicação em sala de aula com seus alunos surdos.

Aline da Silva, professora da rede municipal de São João da Barra e concluinte do curso, comenta que "o curso foi maravilhoso e já consigo explicar para minha aluna surda quando o profissional intérprete não está presente. Antes eu tinha receio agora não mais! Muitas vezes chegava cansada às aulas mas a metodologia e didática do professor Estêvam nos fazia entrar no mundo da Libras. Participar deste curso foi muito enriquecedor."