CAMPUS CAMPOS CENTRO

Aniversário

IFF Campus Campos Centro celebra os 115 anos

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 23/09/2024 17h13, última modificação 23/09/2024 19h39
Nas comemorações, houve lanches e lançamento da 29ª Semana do Saber-Fazer-Saber.
115 Anos do Campus

A professora Raquel Fernandes e colegas servidores, na leitura do "Cordel do Meio Ambiente" (Foto: Divulgação).

Os 115 anos do campus foram comemorados com um lanche, servido pela manhã e no meio da tarde no Espaço Raul Linhares, com a participação de servidores e da equipe gestora. Em uma fala breve, o professor Carlos Augusto Boynard, diretor-geral da unidade, destacou a presença regional do Instituto Federal Fluminense no ensino profissional, científico e tecnológico. Uma trajetória iniciada em 1909 com a Escola de Aprendizes Artífices e posteriormente com a Escola Técnica Federal de Campos, que no decorrer dos anos passaria a ser o Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet-Campos) e, desde 2008, o Campos Centro do IFF, situado na região central de Campos dos Goytacazes.

"Somos uma instituição bastante reconhecida pela sua competência e sua importância para a sociedade, não só de Campos, mas em toda região. A gente percebe como essa instituição é importante na vida das pessoas, não só academicamente mas na formação cidadã. É uma data muito expressiva, de uma instituição super respeitada", ressaltou Boynard. Ele também destacou a participação de servidores e alunos na consolidação da imagem do IFluminense: "o que temos hoje é fruto da dedicação, empenho e presença dos nossos servidores. Os alunos também são importantes, são razão da nossa existência, são patrimônios temporários".

Recorrendo à parceria de colegas servidores, a professora Raquel Fernandes, do Curso de Licenciatura em Teatro, fez em grupo uma leitura de cordel do poeta popular Tião Simpatia. O improviso aconteceu pela manhã e à tarde - dessa vez com mais 'voluntários'. O tema do texto foi escolhido com precisão para o momento planetário e nacional - o meio ambiente. Uma das quadras lida no evento recomenda: "Proteja a fauna e a flora/ Não jogue lixo na rua/ Lugar de lixo é no lixo/ Nossos rios não polua/ O planeta está contando/ Com essa grande ajuda sua".

O tema também faz parte da 29ª Semana do Saber-Fazer-Saber, lançada na noite desta segunda-feira, em culminância das atividades programadas para celebrar os 115 anos do campus. Em sua identidade visual, a Semana manifesta-se "Pela preservação dos biomas".

Item relacionado: IFF Campus Campos Centro comemora 115 anos de atividades