CAMPUS CAMPOS CENTRO

Encontro Virtual

IFF Campus Campos Centro e parceiros realizam o I Encontro Fluminense de Arte e Maternidade

por Evelyn Clen/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/12/2021 14h34, última modificação 02/12/2021 14h38
O evento será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro e conta com diversas oficinas e palestras.
Arte e Maternidade

O primeiro Encontro Fluminense de Arte e Maternidade: autoetnografias, processos artísticos e maternagens contemporâneas contará com a realização de cinco grandes instituições de ensino, como o Colégio Pedro II, o Colégio de aplicação da UERJ, o IFFluminense e o Polo de Arte da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Esta é a primeira realização de um evento voltado para a exposição dos trabalhos artísticos e pesquisas acadêmicas de pessoas mães, que visa criar um espaço seguro para a divulgação das investigações maternas e de seus filhos. O projeto de extensão “vazio da quarta” já vem propondo, desde o início do ano, encontros semanais para se pensar e fazer arte do cotidiano típico da maternidade. A professora doutora Mariana Pimentel (UERJ) e a artista Jocarla Gomes serão as mediadoras.

O evento contará com palestras, diferentes oficinas, mostra de obras artísticas, performances, roda de comunicação, relatos de trabalhos e mesa de debates. Estarão disponíveis as oficinas de Maternidade e trabalho, maternagens contemporâneas,  fotografia artística como experiência de autocuidado e também oficinas voltadas para o público infantil.

Em sua primeira edição, o Arte e Maternidade será inteiramente Online e as inscrições poderão ser feitas pelo link disponibilizado no instagram do projeto de pesquisa (@_ovaziodaquarta) até o dia 8 de dezembro, as demais informações também poderão ser encontradas no Instagram do projeto. Além de contar com oficinas e palestras, a comunidade poderá submeter seus trabalhos, desde que esses sejam do campo das artes visuais e artes do corpo, além de poetas que tenham seus trabalhos atravessados pela experiência da da maternidade.

Está prevista a participação de estudantes e professores de diversos níveis de ensino, assim como de artistas que produzem diversos tipos de arte. Mesmo que a programação seja voltada para atividades maternas, a iniciativa será aberta à comunidade externa para participar como ouvinte.