CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF contribui com ensino de matemática

por admin publicado 04/02/2015 15h05, última modificação 15/12/2017 13h51
Projeto Fábrica de Matemática oferece capacitação para professores da área e orientadores pedagógicos de escolas municipais de Campos dos Goytacazes.

A mesa redonda “Utilizando a Fábrica de Matemática na sala de aula do Ensino Fundamental” está marcada para quinta-feira (5), no Auditório Cristina Bastos, no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense, das 14h às 18h. O projeto é resultado de um convênio assinado entre o IFFluminense e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), em 14 de outubro de 2014.

Participarão da mesa redonda a professora Lilian Nasser, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a professora Edite Resende Vieira, do Colégio Pedro II, sendo mediada pela professora Mônica Souto, do IFFluminense. Segundo a diretora da Pró-Reitoria de Ensino do IFFluminense, Ana Mary Fonseca Barreto, a capacitação é aberta inclusive, para os professores das escolas que não fizeram adesão ao projeto. “A capacitação é uma proposta do projeto, mas que permite ao professor trabalhar matemática de forma mais ampla na sala de aula”, explica.

A diretora Pedagógica da Smece, Giovana Brunetti, lembra que o professor de matemática da rede conta com duas opções de palestras na quinta-feira, já que o tema do “Seminário de Educação – abertura ano letivo 2015” abrange os professores de 2º segmento, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, ela ressalta que o projeto Fábrica de Matemática faz uma abordagem mais específica para a disciplina. A mesa redonda está aberta também para os professores de 1º segmento.

Inscrições abertas – A escola com 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental Regular interessada em fazer adesão ao Projeto Fábrica de Matemática terá nova oportunidade de concorrer a uma das 10 vagas remanescentes do processo de adesão aberto no final de 2014. As inscrições no processo de adesão ao projeto poderão ser feitas no local da palestra e também na Gerência de Formação Continuada da Smece, de 5 a 12 de fevereiro, das 9h às 12h, e das 13h30 às 16h30, exceto sábado e domingo. Os critérios de seleção seguem os mesmos estabelecidos pelo Edital 01, publicado no Diário Oficial em 3 de dezembro de 2014.

(Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Campos dos Goytacazes)