CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF é parceiro em evento de Economia Solidária

por admin publicado 20/08/2013 18h50, última modificação 15/12/2017 13h53
O Circuito Goitacá de Economia Solidária, desenvolvido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), acontecerá até as 21h de hoje (20), no campus Campos-Centro do IFF.

O Circuito é realizado há algum tempo na Uenf e agora programa parceria com outras instituições de ensino, como o IFF. O projeto propõe o fortalecimento do novo conceito de Economia e é realizado pela Uenf através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares, a Itep.

No campus, a comunidade interna do IFF e visitantes podem conferir o trabalho artesanal de mulheres, que se reúnem em 15 grupos para expor seus produtos: bolsas, bijuterias, bonecos e caixas, por exemplo.

“A nova proposta do projeto é a de trazer o Circuito ao IFF, sempre às terças-feiras. O Circuito já aconteceu na Ucam [Universidade Candido Mendes] e pretendemos levá-lo para outras instituições. Também criamos um ateliê na Uenf para aprimorar esteticamente os produtos.”, explica a designer Mariana Paes, que integra a equipe do projeto, formada também pelo designer Guilherme Azevedo e a coordenadora da Itep, Nilza Portela.

Com uma coleção dos personagens televisivos da Turma da Mônica, Smurfs e Chaves, feitos com material emborrachado (o conhecido E.V.A.), a artista Teresinha Nascimento está muito feliz com a participação do Circuito no IFF.

“Fomos muito bem recebidos, o espaço é muito bom e o lugar é movimentado. Como é a primeira vez que estamos aqui, as pessoas olham com curiosidade. Para mim está sendo gratificante.”, comenta Teresinha.

(Postado em 20/08/2013).