CAMPUS CAMPOS CENTRO

DIÁLOGO INSTITUCIONAL

IFF e Prefeitura de Campos planejam novas parcerias

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/07/2024 19h08, última modificação 04/07/2024 19h08
Reforço na segurança dos campi Campos Centro e Guarus e a capacitação de professores da rede municipal foram temas tratados na 1ª reunião da nova gestão do Instituto com o município.
Reunião entre gestores do IFF e a da Prefeitura de Campos

Novas parcerias estão sendo construídas entre o IFF e a Prefeitura de Campos.Fotos: Vitor Carletti

O Instituto Federal Fluminense e a Prefeitura de Campos dos Goytacazes vão iniciar novas parcerias para capacitar professores da rede municipal de ensino, reforçar a segurança do entorno dos campi Campos Centro e Guarus e construir projetos arquitetônicos de reformas de moradias populares.

A primeira reunião de planejamento das ações ocorreu nesta quinta-feira, 4 de julho, no gabinete do prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (Progressistas) com as presenças do reitor do IFFluminense, Victor Saraiva, diretores-gerais e diretores de área dos campi Campos Centro e Guarus, além do secretário da Educação e servidor da rede federal Marcelo Feres.

Victor Saraiva avaliou como produtiva a reunião e destacou outras áreas que vão receber novos projetos desenvolvidos em parceria com o município.

“Nós estivemos aqui na Prefeitura de Campos para reforçar as nossas parcerias e, principalmente, nas questões que dizem respeito à arquitetura e ao desenvolvimento de projetos do município. Falamos também da questão da saúde, porque temos no campus Guarus a formação na área e é muito importante essa interação para a gente ampliar os atendimentos em relação à vacinação e às mulheres no ambulatório de Guarus. O Campos Centro com toda sua expertise e potência na formação profissional histórica na região, então reforçamos o Campos Centro nessa parceria. Foi uma reunião positiva que abriu mais perspectivas para novos projetos e inclusive para educação no campo relacionadas às comunidades tradicionais”, disse.

“Foi uma reunião positiva que abriu mais perspectivas para novos projetos e inclusive para educação no campo relacionadas às comunidades tradicionais.”
Victor Saraiva, reitor do IFFluminense

O prefeito Wladimir Garotinho explicou como poderão ser desenvolvidas as novas parcerias com o IFF.

“A prefeitura tem um projeto que vai começar a implantar muito em breve chamado ´Nosso lar` que é pessoas que tem moradias, mas que não têm banheiro e, muitas vezes, não tem ventilação e acesso a uma moradia digna. Então, o IFF vai fazer um convênio com a prefeitura para que o curso de Arquitetura do IFF faça os projetos, visitem os locais, e depois a prefeitura faz a intervenção. Estamos aqui discutindo as possíveis novas parcerias que faremos com o Instituto Federal Fluminense”, afirma.

O reitor Victor Saraiva falou sobre a educação das comunidades tradicionais e de Pessoas com Deficiência com o secretário municipal da Educação Marcelo Feres.

O prefeito disse ser possível uma integração entre as câmeras de videomonitoramento dos campi Campos Centro e Guarus com o sistema de vigilância do município e prometeu ceder profissionais de saúde para trabalhar no ambulatório do campus Guarus.

“A prefeitura está lançando hoje inclusive a sua Central de Comando Operacional que já nasce com 400 câmeras pela cidade, mas também pode haver o espelhamento das câmeras de quem tiver e quiser que seja monitorada por esses órgãos de segurança que estarão junto na Central de Comando Operacional. O IFF já tem algumas câmeras que poderá espelhar no sistema da prefeitura para a gente poder ajudar na segurança”, explicou.

Da nova gestão da Reitoria participaram também a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Simone Vasconcelos e as diretoras Adriana Lima (Executiva) e Ileana Franzoso (Relações Institucionais).

O diretor de Infraestrutura do IFF Campos Centro, Tiago Ribeiro, e a chefe de gabinete Renata Arquiles estiveram presentes. Já o diretor-geral Carlos Augusto Boyard participou por videoconferência por estar cumprindo uma série de compromissos institucionais em Brasília.

Do IFF Guarus participaram a diretora-geral Daniela Balduino, os diretores Jonathan Velasco (Ensino), Rogério Avelar (Pesquisa) e Tiago Sousa (Apoio às Atividades Acadêmicas).