CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF e SMECE criam “Fábrica de Matemática”

por admin publicado 15/10/2014 13h00, última modificação 15/12/2017 13h51
Convênio foi assinado ontem no CIEP 481 Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora, entre o IFFluminense e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte

Foi oficializado ontem o convênio que institui o Projeto de Ensino denominado de Fábrica de Matemática. O objetivo é promover a formação continuada dos professores e orientadores pedagógicos da rede municipal da área das Ciências Matemáticas, além da estruturação de laboratórios em 19 escolas que tenham o 1º e o 2º segmento do Ensino Fundamental/EJA.

Até agora, o Instituto Federal Fluminense já providenciou cerca de 6.500 materiais didáticos para os futuros laboratórios e a expectativa é que em novembro o projeto já tenha sido iniciado. Na próxima semana, será lançado o Edital de Adesão, para que as escolas interessadas possam se inscrever. O projeto deve atender quase 300 pessoas, entre professores e orientadores, beneficiando em torno de 7000 alunos do município de Campos dos Goytacazes.

Para o reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas, o papel dos Institutos Federais é se colocar como parceiros para contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. “Fica mais estabelecida a nossa missão quando assumimos esse papel de formadores de professores. Ações como esta aguçam o nosso ativismo por uma educação melhor, por uma matemática desmistificada e democratizada”, defendeu.

O diretor geral do campus Campos Centro, Jefferson Azevedo, acredita que ainda são muitos os desafios que as escolas precisam enfrentar. “Estamos distantes do momento em que o jovem enxergará o conhecimento como importante para ele. Precisamos fazer a educação pertinente para a vida dele.”, falou o diretor.

Já a secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Marineia Abude se mostrou esperançosa com a possibilidade de o projeto ajudar as escolas municipais a alcançarem a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Temos que fazer tudo com muito prazer para atingirmos as metas que precisamos e qualquer ajuda é bem-vinda.”, agradeceu ela.

(Postado em 15/10/2014)