CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF propõe Escola Técnica da Baixada Campista

por admin publicado 30/04/2013 20h32, última modificação 15/12/2017 13h54
Em reunião com a Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, Diretor do campus Campos-Centro, Jefferson Manhães, apresentou a proposta de uma Escola Técnica da Baixada Campista.

A Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, visitou o Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Campos-Centro, nesta terça-feira, 30 de abril de 2013, para tratar de possíveis parcerias entre a Prefeitura e o Instituto. O Diretor Geral do campus, Jefferson Manhães de Azevedo, apresentou a proposta de uma Escola Técnica da Baixada Campista.

“Queremos qualificar a população dessa região que está tão próxima das áreas de construção de novos empreendimentos em Campos”, destacou o Diretor.

Rosinha Garotinho aprovou a ideia e sugeriu que a oferta de cursos seja nas áreas de pesca e ligadas ao setor offshore. Ela propôs a criação de um Grupo de Trabalho com representantes do IFF e da Prefeitura para elaboração do projeto.

“A gente já qualificou muitas pessoas e grande parte está empregada, mas é pouco perto do que Campos precisa. A ideia da Escola Técnica da Baixada Campista vem ao encontro da nossa meta de uma qualificação em massa para não termos um desenvolvimento com o povo desempregado”, frisou Rosinha.

Inicialmente, a proposta é que a Escola tenha sede em Goytacazes com cursos de Soldagem e Informática, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com início das aulas em 2014. O Grupo de Trabalho foi formado e deverá apresentar um projeto em breve.

A Prefeita solicitou aos gestores do IFF que apresentem uma proposta de oferta de cursos profissionalizantes para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública. O projeto será elaborado pelo Grupo de Trabalho.

Durante a reunião, também foi feita uma apresentação sobre a área de abrangência do IFF, os cursos oferecidos no Campos-Centro, os Programas Federais como Rede Certific e Mulheres Mil e os projetos de expansão do campus.

Rosinha Garotinho também conheceu as instalações e os laboratórios do campus, além da Unidade Móvel de Ensino, uma carreta construída pela empresa Morumbi, de Campos, com equipamentos de última geração para aulas de soldagem, automação, entre outras áreas.

A carreta, de 15 metros de comprimento, ficou estacionada no pátio do Campos-Centro para visitação durante todo o dia. “Viemos apresentar ao IFF e à Prefeitura o conceito de Unidade Móvel de Ensino. Já desenvolvemos em parceria com o Sistema S e trata-se de um projeto inovador pela facilidade de levar a escola até o aluno”, explicou o Diretor da Morumbi, Victor Borges.

Para o Diretor do Campos-Centro, Jefferson Manhães, toda parceria é importante. “As parcerias contribuem para que o IFF possa exercer o seu papel, como instituição pública de ensino, de promover o desenvolvimento da região”, finalizou.

Participaram do encontro Pró-Reitores e Diretores do IFF e Secretários Municipais. O Grupo de Trabalho será formado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves; o Sub-Secretário de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira; a Secretária Municipal de Educação, Joilza Tangel; o Diretor Geral do campus Campos-Centro, Jefferson Manhães; o Diretor de Extensão do campus Campos-Centro, Jonivan Lisboa; o Diretor de Ensino Técnico do campus Campos-Centro, Carlos Alberto; e um representante do campus Campos-Guarus.