CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Espanhol e Inglês

III Celiff Day fortalece cursos de línguas no IFFluminense

por Antonio Barros/Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/11/2025 12h34, última modificação 05/11/2025 14h38
Colaboradores: Com reportagem da estudante da Licenciatura em Letras Laysa Medeiros, bolsista do projeto Vivência do texto jornalístico na Ascom.
Centro de Línguas tem sua importância destacada por gestores e convidada.
Celiff Day 2025

Gestores do campus na cerimônia de abertura (Fotos: Raphaella Cordeiro/Ascom).

   Um dos pilares do ensino oferecido pelo Campus Campos Centro do IFF, expressão de grandeza acadêmica e um conector de mundos oferecendo crescimento pessoal. Essas são algumas das expressões usadas pelos participantes da mesa de abertura do Celiff Day, evento que vem sendo realizado anualmente na instituição congregando estudantes, professores e pesquisadores, com a ideia de dedicar um dia a reflexões sobre o aprendizado de uma língua estrangeira e suas potencialidades. A edição 2025 aconteceu nesta quarta-feira, 05 de novembro. 

   “Ter um centro de línguas em uma instituição como a nossa é motivo de muita alegria! Um centro de língua em um instituto federal, que é uma instituição ímpar, no sentido do projeto educacional. Nenhuma outra instituição dá a possibilidade de uma oferta de cursos de diversos níveis, num processo de possibilidade e verticalização. Um aluno pode entrar em um curso de nível médio e sair doutor, em uma instituição pública de um ensino de qualidade" - destacou a Diretoria Acadêmica do campus Fabíola de Amerio Ney, em fala na mesa de abertura do evento. 

   O diretor-geral da unidade, Carlos Augusto Boynard, ressalta o trabalho da equipe: “sou muito fã do Celiff, de todos vocês que o compõe e trazem essa grandeza que é a oferta no Centro de Línguas do Instituto Federal.” A coordenadora do Celiff, Aline Miranda, explica o aspecto acadêmico extensionista :"Temos feito, ao longo dessas edições, a culminância de um projeto de extensão porque esse projeto de Internacionalização em casa - diálogos para além do Celiff do Campus Campos centro é um projeto de extensão de várias fases", ressalta ela.

   Convidada para ministrar uma das palestras da tarde, a bióloga colombiana radicada no Brasil Laura Marcela Machuca Mesa abordou o tema "O idioma como ponte que conecta pessoas, une culturas e abre oportunidades". Laura é doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e aluna de Sistemas de Informações no IFF Itaperuna. Ela deixou uma mensagem para os estudantes: “aproveitem o Centro de Línguas, aproveitem para aprender uma nova língua, porque isso conecta mundos, permite que vocês cresçam de uma maneira que vocês nunca vão conseguir mensurar o quanto do crescimento tem quando você aprende uma nova língua". 

   O Celiff Day teve ainda a participação de Rômulo dos Santos Rangel, Coordenador de Relações Internacionais do IFF campus centro e professor do Celiff, que falou sobre "Exames de proficiência: o passaporte para o mundo acadêmico e profissional". O egresso Leonardo Gomes, do Curso Bacharelado em Sistema das Informações, compartilhou sua experiência com o tema "Do Brasil ao Canadá: o inglês que mudou meu caminho". Ele trabalha na Pelmorex Weather Networks como Desenvolvedor de Software Full Stack.

A professora e coordenadora do Celiff no IFF Campos Centro, Aline Miranda (Fotos: Raphaella Cordeiro/Ascom).  A professora de espanhol Laura Marcela em palestra no III Celiff Day (Fotos: Raphaella Cordeiro/Ascom).

 A professora Aline Miranda e a convidada Laura Marcela Machuca Mesa ministraram palestras 
(Fotos: Raphaella Cordeiro/Ascom).