CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Inscrições abertas para oficina de gameficação no ensino de geografia urbana

Notícias

Inscrições abertas para oficina de gameficação no ensino de geografia urbana

Oportunidade

O tema da aprendizagem oferecida é "A Problemática Socioespacial Urbana e o Ensino de Geografia Através do Jogo SimCity 5"
por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 18/10/2016 10h46, última modificação 18/10/2016 10h46
A oficina será realizada no dia 26, das 14h às 18h, no laboratório do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (Bloco A, 2º andar). Serão disponibilizadas 20 vagas para professores e licenciandos em Geografia. As inscrições podem ser realizadas através do formulário: https://goo.gl/C2kUIQ

Sobre a oficina:

A Gamificação é uma tendência atual de metodologia de ensino para envolver pessoas na solução de problemas. A gamificação no processo de ensino e aprendizagem pode estimular o trabalho em equipe, a criatividade e a capacidade de resolver problemas inesperados, tornando-se uma ótima ferramenta de aprendizagem, já que une de forma simples o lúdico, o colaborativo e o conteúdo curricular na mesma atividade. Contudo, muitos professores se apropriam de tal tecnologia e não avaliam o contexto didático em que a mesma se insere, consequentemente acabam por comprometer o conhecimento a ser construído com os alunos em um esforço continuo pela apropriação, análise crítica e ressignificação daquilo que é ensinado e aprendido.

A partir dessa observação será realizada uma abordagem crítica da problemática socioespacial urbana a partir de uma oficina utilizando o jogo SIMCITY 5, propondo a ressignificação das potencialidades do referido game como instrumento didático, enfatizando a problemática principal do jogo, que nas entrelinhas reproduz desigualdades socioespaciais, tendo como finalidade a criação e gestão de uma cidade que reproduz o sistema capitalista, excluindo o direito à cidade.

Comunicação Social do Campus Campos Centro - Com texto da organizadora