CAMPUS CAMPOS CENTRO

EVENTO

Inscrições abertas para seminário que vai discutir mobilidade urbana e sustentabilidade

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campos Centro publicado 23/08/2024 14h08, última modificação 23/08/2024 14h08
O projeto MobiRede vai promover palestras, mesas-redondas e oficinas nos dias 28 e 29 de agosto no IFF Campos Centro com transmissão online pelo Youtube.
Seminário MobiRede

O evento vai acontecer nos dias 28 e 29 de agosto no IFF Campos Centro a partir das 13h com transmissão pelo Youtube. Arte: Divulgação/Ateliê de Pesquisas da Paisagem (APPA)

O núcleo de pesquisa Ateliê de Pesquisas da Paisagem (APPA), vinculado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, vai promover o seu 2º seminário com o projeto Mobilidade em Rede (MobiRede). O evento está com inscrições online abertas e tem o objetivo de discutir a mobilidade urbana e sustentabilidade nos dias 28 e 29 de agosto no campus.

O seminário também terá transmissão online por meio do canal ARQiFFtube, no Youtube. Coordenadora do APPA e do projeto MobiRede, a professora da graduação e da pós-graduação Danielly Cozer afirmou que as palestras, mesas-redondas e oficinas serão um espaço de troca de ideias sobre o tema a fim de potencializar as pesquisas em desenvolvimento sobre mobilidade urbana em Campos dos Goytacazes realizadas por estudantes e docentes da graduação e do mestrado em Arquitetura, Urbanismo e suas Tecnologias do IFF Campos Centro.

“O objetivo do projeto MobiRede é: contribuir com o planejamento da mobilidade urbana na cidade de Campos dos Goytacazes, gerando diretrizes e indicadores de qualidade que possam contribuir com o tempo e a qualidade dos deslocamentos urbanos, tendo a tecnologia da informação e comunicação como ferramenta de otimização dos processos decisórios e de democratização de informações para todos os cidadãos”, disse.

A professora explica como esses dados podem auxiliar a gestão municipal a melhorar a mobilidade das pessoas na cidade. “Os indicadores de qualidade podem servir de parâmetro para sustentabilidade, acessibilidade e eficiência do sistema de mobilidade”, afirma.

Palestras confirmadas — O seminário MobiRede tem quatro palestrantes confirmados. Doutor em Arquitetura e Urbanismo, Daniel Caribé, que coordena o Observatório de Metrópoles de Salvador, na capital baiana, vem falar sobre mobilidade urbana e infraestrutura.

Decano da Escola de Arquitetura, Artes e Design da PUC Campinas, além de professor e pesquisador do Programa do PosUrb-Arq e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo dessa instituição, Jonathas Magalhães, que é doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP, irá dialogar sobre a relação das cidades com seus espaços livres e urbanismo.

Membro do Comitê Gestor do Observatório das Metrópoles e doutor em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Prourb-UFRJ), Juciano Rodrigues também fará palestra sobre mobilidade urbana.

O turismo sustentável, a restauração ecológica e a governança serão temas abordados pelo diretor executivo do Instituto Planett e coordenador do Observatório do Cicloturismo Luiz Saldanha. Com doutorado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), ele trará contribuições sobre os conceitos de ciência cidadã e mobilidade ativa.

Vivências — No dia 29 de agosto, estão programados dois passeios com os participantes do evento. O primeiro será a pé em pontos específicos da cidade. No outro, estudantes e professores vão pedalar pelas ruas de Campos para identificar ocorrências urbanas.

O projeto Mobilidade em Rede é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).