CAMPUS CAMPOS CENTRO

Engenharia

Invenção com pedido de patente é utilizada pela primeira vez como TCC no IFF

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 27/03/2018 19h49, última modificação 28/03/2018 13h01
Estudantes do Curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação desenvolveram dispositivo que evita desperdício de água em irrigação.
IFF requer patente de invento

O Colegiado da Engenharia de Controle e Automação e pesquisadores convidados avaliam o projeto (Fotos: Rakenne Barboza/Ascom Centro)

A agricultura consome grande quantidade de água e o desperdício ocasionado por imprecisões e dificuldades técnicas é um problema sério para o segmento. Por esse motivo, o trabalho dos estudantes  Bruno Ramos Maciel e Késsila da Silva Menezes Perdomo, intitulado Dispositivo Autônomo e Automatizado para Gerenciamento de Irrigação, teve sua relevância destacada por integrantes do Colegiado da Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro. A invenção é capaz de otimizar o uso de recurso hídrico na irrigação da plantação transferindo para a lavoura a quantidade exata de água que a planta necessita e faz uso de energia solar para operação.

A invenção pode operar com diferentes culturas agrícolas e utiliza método adotado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para o cálculo da necessidade hídrica da lavoura. A invenção ainda conta com diversos sensores e parâmetros configuráveis, entre eles um radiômetro desenvolvido durante o projeto, o dispositivo é capaz de medir a radiação solar com custo médio dez vezes menor que sensores convencionais utilizados para tal aplicação.

De acordo com o professor William da Silva Vianna "geralmente o trabalho de conclusão de curso é uma monografia, mas conforme nova regra complementar do Plano Pedagógico de Curso (PPC), o pedido de patente pode ser avaliado em substituição". William é o orientador do trabalho que tem como co-orientador e demandante do trabalho o professor José Carlos Mendonça, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). A pesquisa e desenvolvimento aconteceram no Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, integrante do Instituto Federal Fluminense.

- A invenção como trabalho de conclusão de curso é um incentivo à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento tecnológico alinhado com um dos objetivos definidos na lei de criação dos Institutos Federais em 2008 - destaca o professor William.