CAMPUS CAMPOS CENTRO

Esporte

JIFETS voltam depois de pausa na pandemia e preparam IFF Centro para próxima fase

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 08/11/2022 11h38, última modificação 08/11/2022 12h43
Estudantes de instituições federais competiram em duas modalidades. IFF Campus Centro ganha no vôlei de areia.
VIII JIFETS

Equipes campeães do vôlei de arreia (Foto: Divulgação).

A motivação para disputar as partidas do próximo encontro dos XXIII Jogos entre Instituições Federais de Ensino Tecnológico da Região Sudeste (JIFETS), marcado para o período de 09 a 11 de dezembro, está alta. É que no final da semana, no confronto entre equipes de vôlei de areia, categorias feminino e masculino, os times do IFF Campus Campos Centro ganharam a competição. Além do vôlei, foram disputadas partidas de xadrez, no sábado 5 de novembro, em Campos dos Goytacazes.

Professor de educação física do campus e diretor da Diretoria de Assuntos Estudantis, Carlos Augusto Boynard, informou que para o encontro em Minas, a modalidade peteca estará sendo experimentada por estudantes do IFF Centro. De acordo com o professor Boynard, ela "é muito difundida no estado de Minas Gerais." Na continuidade dos VIII JIFETS, em dezembro, em Ouro Preto, o Campos Centro disputará também a modalidade de tênis de mesa.

Boynard também detalhou que a atual equipe de Xadrez está estreando em competições. O grupo foi totalmente renovado, com a entrada de novos alunos em cursos. "A expectativa é participar bem de jogos que acontecerão no próximo ano, inclusive no município", comenta ele. Para estudantes interessados, o campus tem seu Clube do Xadrez que funciona no espaço ao lado da Coordenação de Educação Física, no Ginásio Fernando Duncan.

O diretor geral do IFF Campos Centro, professor Carlos Alberto Fernandes Henriques, recebeu os estudantes atletas de Minas Gerais destacando a importância da competição ao longo dos anos pois, entende que "significa muito mais que um projeto esportivo e sim um projeto educacional com grande alcance na formação cidadã dos alunos envolvidos."

O JIFETS é considerado a mais antiga e duradoura competição esportiva da Rede Federal, tendo iniciada em 1993 e só sendo interrompida durante a pandemia de Covid-19.