CAMPUS CAMPOS CENTRO

OMIF

IFF participará da I Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/10/2018 16h19, última modificação 11/10/2018 17h30
Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, oferecido no Campus Campos Centro, levarão para o evento seis jogos gigantes.
Jogos gigantes

Estudantes demostram como os jogos funcionam.

Estudantes classificados na etapa inicial da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), realizada em maio, voltarão a se encontrar, dessa vez no campus Muzambinho, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF-Sul de Minas). A segunda fase da OMIF acontecerá no dia 19 de outubro. Na semana do evento, estudantes do 5º e 6º períodos da Licenciatura em Matemática do IFF, oferecida no Campus Campos Centro, apresentarão o projeto Jogos Gigantes - Aprendendo matemática por meio de visualização tridimensional.

São seis jogos elaborados com EVA, isopor e papel contact. Entre eles, um Sudoko com área superior a um metro quadrado; Torre de Hannói e figuras geométricas que devem ser associadas à sua representação posta em tabuleiro gigante. A estudante Ana Carolina Serra Ribeiro explica que foi feita uma adaptação dos jogos convencionais para o formato gigante, "mais chamativo", facilitando assim o interesse de estudantes pela brincadeira e ao mesmo tempo para a matemática.

Ana e outras estudantes do quinto e sexto períodos da Licenciatura em Matemática integram a bolsa do Programa de Iniciação Científica (PIC) destinada a estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O programa oferece condições para o desenvolvimento dos participantes em relação à matemática e tem outros objetivos como "motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas".

A coordenadora acadêmica do Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Márcia Valeria Ribeiro, vê uma oportunidade nesses jogos para abordagem diferenciada da disciplina, em que o aluno "vai ver a matemática de uma forma lúdica, começará a aprender os conceitos a partir de um jogo. Assim, o aluno terá "uma aproximação da matemática de uma forma prazerosa. O professor pode proporcionar um caminhar mais agradável com o aluno, de forma que ele veja que a matemática está em tudo e, inclusive, pode aprender a matemática através de jogos".

Na semana que antecede à apresentação do trabalho em Minas Gerais, estudantes, a professora Márcia e o professor Alex Cabral, Coordenador do Programa de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP, fizeram uma apresentação dos Jogos Gigantes para o diretor geral do campus, professor Carlos Alberto Henriques. O diretor disse aos estudantes que acompanhará o grupo no IF Sul de Minas, onde é esperada a participação de 1000 alunos de Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica.