CAMPUS CAMPOS CENTRO

Uma Década

Licenciatura em Letras chega aos 10 anos consolidada e flexível a transformações necessárias

por Márcia Valéria Silva/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/11/2023 12h14, última modificação 11/12/2023 16h27
Colaboradores: Márcia é bolsista de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico no projeto Vivenciando o texto jornalístico na Ascom.
Ampla programação de celebração da conquista de professores, estudantes e gestores vai até o dia 30 de novembro.
Letras

Estudantes e professores em evento realizado no início da programação (Foto: Divulgação).

O curso comemora 10 anos de existência neste mês de novembro. Seguindo a programação, a professora doutora Stefânia Chiarelli (UFF) ministrará uma palestra nesta quarta-feira, 29, às 19 h, no Auditório Miguel Ramalho, sobre literatura brasileira contemporânea.

A palestra marca mais um momento, entre outros, da programação de comemorações que apresenta uma série de encontros e atividades e que iniciou com a abertura no dia 7, com a palestra do professor doutor José Carlos Azeredo, um dos grandes nomes da gramática no Brasil.

O professor Ronaldo Adriano de Freitas, coordenador do curso, destaca: “ao longo desse tempo, o curso tem sido referência na formação de professores de Língua Portuguesa aptos à docência, pesquisa e outras atuações na área. Com isso, esses 10 anos marcam um tempo de consolidação e até necessárias transformações, como o ensino híbrido, por exemplo”.

Ainda de acordo com o professor Ronaldo, “os reencontros de alguns palestrantes, como Azeredo e Chiarelli, remontam a um belo ciclo de memórias que fazem parte da história do curso de Letras, que já pôde contar com as presenças Antonio Carlos Secchin, Eduardo Agualusa, Luis Rufatto, Miguel Laub, Evanildo Bechara, Marcos Bagno e Eliana Alves Cruz.

A programação tem um grande encontro, no dia 30, com ex-professores e gestores do Instituto Federal Fluminense, como o diretor-geral do campus, Carlos Alberto Henriques, a diretora dos cursos de licenciatura, Marlúcia Cereja, o reitor Jefferson Manhães de Azevedo, pró-reitores e pessoas que contribuíram para a criação e manutenção do curso. Os planos futuros para Letras estão entre as discussões do encontro de encerramento, no dia 30 de novembro.

Depoimentos

Letícia Cunha Braga, egressa:

"Sou egressa do IFFluminense com muito orgulho e gratidão. O curso de Letras foi um grande presente na vida, pois me sinto muito competente para os desafios que hoje enfrento como profissional, e os ensinamentos que colhi na licenciatura sempre vêm à tona quando mais preciso, na mesma entonação dos professores que fizeram parte dessa minha formação. Meu percurso acadêmico na instituição federal foi recheado de oportunidades graças à estrutura incrível, ao corpo docente exemplar e aos recursos disponíveis para os alunos. Tive a honra de atuar como bolsista de divulgação científica e até de apoio tecnológico no setor de Comunicação Social, no qual iniciei meu contato com edição de texto e gêneros jornalísticos. Hoje os frutos disso são bem evidentes: trabalho como revisora plena em uma corporação multinacional, finalizei minha pós-graduação na área este ano e tenho muito prazer de fazer pesquisas envolvendo educação e gêneros jornalísticos".

Vânia de Souza, formanda.

"Quando eu entrei no curso, a minha intensão, a princípio, era somente a de aprimorar a escrita. Como já sou formada em Serviço Social, isso é importante. Porém, eu recebi muito mais do que almejava. O IFF é minha segunda casa e os colegas de sala formaram a minha segunda família, já que não sou de Campos, sou de Campinas-SP. Os professores foram mais que professores para mim. Fico muito grata de fazer parte desse momento em que o curso comemora 10 anos. É muito bom saber que muitos dos profissionais que estão no mercado de trabalho hoje passaram pelo IFF. Eles que adquiriram um olhar diferenciado. Se não é o olhar de quem irá mudar o mundo, é o de quem pode trabalhar para isso. É muito bom fazer parte desta história e eu levo isso para minha vida".

Veja AQUI a programação e como fazer a inscrição para as atividades finais.