CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

MEC

Licenciatura em Teatro mantém conceito 5 em nova avaliação

por Antonio Barros/Assesssoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/12/2024 17h20, última modificação 02/12/2024 17h33
Possibilidade de obter a formação sem sair do interior do estado é destacada por professoras.
Licenciatura em Teatro

Arte de Raphaella Cordeiro/Ascom com foto do curso.

   O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 02 de dezembro, o resultado da avaliação do Curso de Licenciatura em Teatro, realizada  de 25 a 27 de novembro. A manutenção do conceito 5, o maior na classificação de avaliação, mostra que o curso consolida uma conquista no chamado tripé composto pelas instâncias acadêmicas da pesquisa, extensão e ensino. Para a professora Raquel Fernandes, coordenadora do curso no momento da avaliação, a nota 5 aumenta a responsabilidade, "mais ao mesmo tempo amplia nossas possibilidades de poder ver crescer o campo da arte no Instituto".

   A professora Maria Siqueira está assumindo a coordenação e junto com Raquel guiou os avaliadores pelos vários ambientes acadêmicos, administrativos e laboratórios do curso e do campus. "É muita emoção receber nota 5 pela segunda vez para um curso de formação de professores de Arte no interior do estado! Sabemos que cursos mais famosos no país não alcançam a nota máxima na avaliação e sabemos também que este resultado é de toda a instituição que sempre apoiou o curso com muita seriedade e compromisso", destaca a coordenadora.

   A avaliação foi realizada remotamente com a participação da coordenação do curso. Usando um smartphone e transmitindo 'ao vivo' o percurso, os professores locais apresentaram aos avaliadores as condições dos ambientes e responderam na hora a perguntas que a banca fez. Esse é um dos aspectos da avaliação que também inspeciona documentos e vários atributos dos cursos.

   A manutenção do conceito foi comemorada por professores, pela gestão acadêmica do campus, alunos da licenciatura, mas também por egressos, como o professor das redes municipais de Petrópolis e Rio de Janeiro, Hernani Souza Brito: "Eu fico muito feliz com essa notícia. O curso merece esse reconhecimento. A licenciatura do IFF é um celeiro de artistas-docentes-pesquisadores com extensa produção acadêmica e artística. O curso cada vez mais cresce. Agora é torcer para que nasça uma pós-graduação na nossa área, que também não existe na região". 

   O Curso de Teatro do IFF Campus Campos Centro obteve o conceito 5 já com a formação da primeira turma em 2019 e representa uma possibilidade de acesso à formação no Norte e Noroeste fluminense. "Os cursos públicos de qualidade, em sua maioria, estão nas capitais. No interior, existem os cursos privados e o IFF mantém essa qualidade e essa perspectiva pro jovem de mudar sua realidade a partir de um curso de graduação, de formação em professor de arte, em teatro, no interior", destaca a professora Raquel Fernandes.