CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Matrículas de novos alunos até 5ª feira

por admin publicado 19/02/2013 20h25, última modificação 15/12/2017 13h54
Os setores de registro acadêmico, informática e multimídia montam estrutura para atender aos novos estudantes do ensino médio, técnico e EJA.

   O processo seletivo para o campus Campos-Centro do IFF ofereceu para este ano 570 vagas distribuídas pelo Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Regular, Curso Técnico Concomitante e Curso Técnico Subsequente. O IFF oferta em seus câmpus e núcleo este ano, um total de 2310 vagas nos turnos do dia e noite. 

   As matrículas estão sendo realizadas no Auditório Miguel Ramalho de 14h às 19h com senhas distribuídas de acordo com a ordem de chegada. Para agilizar o atendimento, servidores e bolsistas recepcionam estudantes e responsáveis em três mesas: conferência de documentos, matrícula pelos computadores no Sistema Acadêmico e fotos para as carteiras de estudante. 

   O auditório tem capacidade para 120 lugares. A Coordenadora do Registro Acadêmico para a área do Ensino Médio, Ana Beatriz Pessanha, orienta estudantes e responsáveis a que procurem consultar o edital para providenciar a documentação necessária. (Veja lista abaixo). 

   Alunos e pais demostraram fortes expectativas em relação aos cursos oferecidos e a estrutura do campus. Emerson Bento da Cunha, 30 anos, está apostando em futuro promissor como técnico de informática: 

   - Eu até tentei particulares, caso não passasse aqui, mas em comparação, pelo que me informaram e pelo que pude ver, aqui é a melhor opção -, comentou ele enquanto aguardava sua vez na fila.

   Com apenas 15 anos, Fábio Santin Filho fala motivado em relação ao curso médio integrado no IFF. Ele cursará também o técnico em mecânica:    

   - Disseram que o curso de mecânica é muito bom, entendeu? Eu queria fazer mecânica aqui para ter um bom desenvolvimento". 

   Fábio contou que não fez nenhum curso preparatório para ingresso no IFF: "meu fundamental foi todo no Isepam" (Instituto Superior de Ensino Professor Aldo Muylaert - da rede estadual Faetec). 

   A mãe de Fábio, Valéria Martiliano da Silva, confirma e revela o que espera do filho e da instituição: 

   - Espero que ele aproveite a oportunidade porque fez o ensino fundamental todo em escola pública e aqui, pelo que as pessoas falam, e a gente vê, é uma escola bem estruturada. Espero que ele aproveite bem a oportunidade para mais tarde conseguir um emprego bom para ele e um futuro melhor.  

 

VEJA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA POR CURSO   

 

Art. 49 No ato da matrícula dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Modalidade Regular serão exigidos os seguintes documentos:

a) Histórico Escolar do Ensino Fundamental (1º grau), original e cópia;

b) Certidão de Registro Civil de Nascimento ou Casamento, original e cópia;

c) Cédula de Identidade, original e cópia;

d) Uma foto 3x4 atual;

e) CPF (original e cópia);

f) Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às cotas (Apenas para os candidatos convocados para ocupar vagas reservadas às cotas).

§ 1º Na falta do Histórico Escolar do Ensino Fundamental (antigo 1º Grau), no ato da matrícula, o aluno deverá apresentar uma Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental.

§ 2º A falta da apresentação, no ato da matrícula, de qualquer dos itens mencionados neste Artigo, implicará a impossibilidade de sua efetivação.

§ 3º Os alunos que apresentarem Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental, no ato da matrícula, terão 30 dias para apresentar Histórico Escolar, prorrogáveis ou não de acordo com análise do Registro Acadêmico.

20

Art. 50 No ato da matrícula dos Cursos Técnicos Concomitantes serão exigidos os seguintes documentos:

a) Declaração original de matrícula no 3º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente, no ano letivo de 2013 (exigência aplicável apenas aos candidatos que ainda não concluíram os respectivos cursos);

b) Histórico Escolar e Certificado do Ensino Médio ou de curso equivalente, original e cópia (para quem já concluiu os respectivos cursos);

c) Certidão de Registro Civil de Nascimento ou Casamento, original e cópia;

d) Cédula de Identidade, original e cópia;

e) Uma foto 3x4 atual;

f) CPF, original e cópia;

g) Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às cotas (Apenas para os candidatos convocados para ocupar vagas reservadas às cotas).

§ 1º A falta da apresentação, no ato da matrícula, de qualquer dos itens mencionados neste Artigo implicará a impossibilidade de sua efetivação.

Art. 51 No ato da matrícula dos Cursos Técnicos Subsequentes serão exigidos os seguintes documentos:

a) Histórico Escolar e Certificado do Ensino Médio ou de curso equivalente, original e cópia (para quem já concluiu os respectivos cursos);

b) Certidão de Registro Civil de Nascimento ou Casamento, original e cópia;

c) Cédula de Identidade, original e cópia;

d) Uma foto 3x4 atual;

e) CPF, original e cópia.

f) Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às cotas (Apenas para os candidatos convocados para ocupar vagas reservadas às cotas).

§ 1º A falta da apresentação, no ato da matrícula, de qualquer dos itens mencionados neste Artigo implicará a impossibilidade de sua efetivação.

Art. 52 O candidato classificado que já estiver matriculado em outro curso técnico no IF Fluminense deverá fazer sua opção por um dos cursos, uma vez que não se permitirá mais de uma matrícula na Instituição, no mesmo nível de ensino.

Art. 53 Salvo motivo justificado e com o aceite da Comissão de Processos Seletivos, o candidato classificado será considerado desistente, perdendo o direito à vaga, caso não efetue a matrícula no período fixado em edital. Sua vaga estará disponível para outro candidato aprovado, que esteja aguardando reclassificação.

PARÁGRAFO ÚNICO: A convocação do candidato será feita obedecendo rigorosamente à ordem de classificação, podendo este procedimento se fazer por telefone, telegrama ou divulgação pela Internet ou pela imprensa local.