CAMPUS CAMPOS CENTRO

Meninas Digitais realizam no IFF Campos Centro o workshop Lidera & Empodera

por admin publicado 26/09/2023 12h24, última modificação 26/10/2023 09h55
Evento tem a participação de gestoras e servidoras de instituições das áreas municipal, estadual e federal.
Workshopmeninasdigitais1

As professoras do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense, Aline Pires Vasconcelos e Simone Vasconcelos estão a frente da representação do coletivo no Norte Fluminense e idealizaram o workshop com o objetivo de ampliar a participação de servidoras públicas na gestão e liderança. A professora Simone Vasconcelos disse na abertura do evento que "é um movimento forte, que está crescendo cada vez mais. O que a gente pensa no Workshop  Lidera e Empodera é trabalhar liderança, gestão e empreendedorismo para mulheres".

O evento tratará do planejamento estratégico, gestão de projetos e processos, empreendedorismo e inovação atingindo públicos alvos. Haverá outros workshops. A programação da atividade, iniciada pouco depois das 9 horas, prevê uma discussão sobre o planejamento estratégico que, ressalta Simone, "é feito por um conjunto de pessoas, com sinergia, colaboração e todos estão envolvidos".

Na parte da tarde haverá grupos de trabalho que recorrerão a ferramentas e métodos para serem utilizados - facilitadores para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Haverá também um momento de vivenciar a prática das participantes. A professora pesquisadora da Universidade Estadual do Norte Fluminense professor Darcy Ribeiro, Rosana Rodrigues, é a convidada da etapa de culminância do workshop. Em eleição recente, a professora tornou-se a primeira reitora da universidade, tendo em sua carreira atuado em várias atividades de gestão e empreendimentos na Instituição.

Um dos dados apresentados no workshop é a ainda baixa representação feminina em cursos das áreas de ciência, engenharia, tecnologia e matemática. Instituições públicas e privadas têm iniciativas para mudar esse quadro. Uma das metas do Meninas Digitais é o empoderamento feminino com a ampliação do uso das tecnologias da informação e comunicação TICs - sendo esses um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5 - Igualdade de Gênero) da Organização das Nações Unidas (ONU) .

Veja AQUI outras informações sobre o Meninas Digitais