CAMPUS CAMPOS CENTRO

Mestrado em Ensino e suas Tecnologias abre seleção com 15 vagas

por admin publicado 29/08/2023 11h41, última modificação 26/10/2023 10h00
As inscrições podem ser feitas de 14 de agosto a 14 de setembro. Há reservas de vagas para candidatos autodeclarados afrodescendentes, indígenas e deficientes.
Artemestrado900x600

O Curso de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) abriu seleção para a turma 2024. As 15 vagas oferecidas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: Processos de Aprendizagem e Formação Docente e Recursos Tecnológicos.

As inscrições online podem ser feitas AQUI de 14 de agosto até 14 de setembro. A taxa é de R$ 60 e deverá ser paga até 25 de setembro. Para se inscrever, é preciso ter diploma de graduação obtido em curso de instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. As aulas do programa de pós-graduação acontecem no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro.

O processo seletivo será feito em três etapas: prova de conhecimentos específicos, análise de documentação e currículo e arguição oral. As três têm caráter eliminatório.

No MPET, os estudantes desenvolvem pesquisas que descrevem e explicam resultados da aplicação de novas tecnologias, metodologias e pedagogias no ensino.

O resultado final será divulgado na página do MPET no dia 17 de novembro após às 18h.

Reserva de vagas  — O edital da seleção do MPET afirma que até 20% do número de vagas serão destinados a candidatos autodeclarados afrodescendentes, indígenas e deficientes.

Os autodeclarados afrodescendentes deverão fazer a opção no ato da inscrição e, após a aprovação em todas as etapas, serão entrevistados pela Comissão de Heteroidentificação da Pós-graduação do IFFluminense que seguirá os critérios de cor, raça e etnia estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os candidatos autodeclarados indígenas deverão enviar cópia autenticada do registro de nascimento ou declaração de pertencimento emitida por liderança reconhecida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para o e-mail mpet.selecoes@iff.edu.br . Para o mesmo endereço, devem ser encaminhados os laudos médicos originais de quem se autodeclarar deficiente.

* Esta matéria foi atualizada após a coordenação do Mpet divulgar alterações de datas do cronograma do processo seletivo.