CAMPUS CAMPOS CENTRO

Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão abre período de inscrição

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 19/10/2020 10h46, última modificação 19/10/2020 11h11
Os candidatos podem se inscrever de 19 de outubro até as 20h de 20 de novembro.
As inscrições vão até 20 de novembro às 20h

O período de inscrição para concorrer a uma das 40 vagas oferecidas pelo Mestrado Profissional em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (SAEG) começa nesta segunda-feira, 19 de outubro, e vai até as 20h de 20 de novembro deste ano.

A Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou o edital com as regras do processo seletivo que será feito de forma remota para respeitar o distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Além de fazer o cadastro no site, o candidato precisa emitir a taxa de inscrição no valor de R$ 60 por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil.

O Programa de Pós-Graduação vai selecionar candidatos que possuem diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) das áreas das Engenharias, Ciências Exatas e da Terra ou Ciências Sociais Aplicadas com interesse em pesquisar sobre Sistemas Aplicados à Engenharia e/ou Gestão.

Desafio

As duas linhas de pesquisa do mestrado são Sistemas Aplicados à Engenharia e Sistemas Aplicados à Gestão que dividirão de forma igual o número de alunos. Outras informações sobre o mestrado estão disponíveis no site do programa de pós-graduação.

O resultado final da seleção será divulgado em 15 de fevereiro de 2021, e a aula inaugural está prevista para acontecer em 4 de março no IFF Campos Centro.

Diretor de Inovação e Internacionalização, Henrique da Hora disse que reestruturar o processo seletivo foi desafiador em meio à pandemia.

“Tínhamos a prova de raciocínio lógico que não encontramos uma forma de fazê-la online. A segunda fase era um teste de interpretação de texto em inglês e a terceira era uma prova de títulos para saber se o candidato havia exercido algum papel de liderança em empresa ou de iniciação científica. A última etapa era a arguição oral. [Neste edital] incorporamos ao processo uma carta de recomendação de um professor ou colega de profissão, teremos a prova de títulos e a arguição oral que será feita por teleconferência”, explicou.

“Soluções para sociedade”

Os projetos feitos por alunos do SAEG já ajudaram a sociedade a superar desafios do cotidiano, segundo Henrique da Hora. “Uma startup (empresa com foco em tecnologia com modelo de negócio inovador) surgiu no contexto deste mestrado e ajudou a população no combate à pandemia a achar preços de produtos mais baratos e serem entregues em casa. O filtro de ar para hospitais de campanha também foi desenvolvido por alunos e professores deste programa de mestrado que busca a interação da academia com o exercício profissional. O SAEG trabalha para prover soluções”, disse.

As inscrições podem ser feitas AQUI.