CAMPUS CAMPOS CENTRO

Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão seleciona 30 novos pesquisadores

por admin publicado 04/10/2023 15h22, última modificação 26/10/2023 09h53
As inscrições online vão até 1º de novembro.
Processoseletivosaegsite

O Mestrado Profissional em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (SAEG) vai selecionar 30 novos estudantes pesquisadores. As inscrições online estão abertas até 1º de novembro e podem ser feitas AQUI. As aulas acontecem no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro e no Polo de Inovação, em Campos dos Goytacazes.

O programa de pós-graduação possui duas linhas de pesquisas: sistemas aplicados à engenharia e sistemas aplicados à gestão. Segundo o edital, os interessados em concorrer a uma das 30 vagas da turma de 2024 precisam ter diploma de graduação expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação nas seguintes áreas: Ciências Exatas ou da Terra, Ciências Sociais Aplicadas ou Engenharias.

O candidato precisa preencher os dados e emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento do boleto no valor de R$ 60 para confirmar a inscrição.

O processo seletivo será feito em quatro etapas. A primeira será uma prova de conhecimentos específicos com perguntas de múltipla escolha e discursivas marcadas para acontecer no dia 12 de novembro. A segunda parte da seleção é a análise da documentação; a terceira, a avaliação do projeto de pesquisa; a última, a arguição oral do candidato. O resultado final será divulgado em 20 de fevereiro de 2024.

O coordenador do mestrado Milton Erthal afirma que o objetivo do curso é formar profissionais para sanarem problemas complexos nas empresas e capacitá-los a exercer cargos de liderança. “Muitas dissertações desenvolvidas no SAEG, com suas aplicações em empresas, resultaram em melhorias nos processos, melhor gestão de riscos, melhoria no processo decisório”, disse.

Reserva de vagas — O processo seletivo possui reserva de vagas de 30% de acordo com a resolução 23/2022 do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense, publicada em 9 de maio de 2022.

Os candidatos autodeclarados negros terão direito a 20% das vagas; os que se autodeclararem indígenas e portadores de deficiência ficarão com 10% divididos de forma igualitária em cada segmento. Segundo o edital, o candidato que desejar concorrer dentro do limite da reserva de vaga precisa informar suas condições no ato da inscrição.