CAMPUS CAMPOS CENTRO

Mestrado Nacional de Ensino em Física abre seleção com 10 vagas

por admin publicado 27/09/2023 17h55, última modificação 26/10/2023 09h54
Na seleção deste ano, a novidade é que professores de Física ou de Ciências com mais de 15 anos de carreira não farão a prova escrita. As inscrições vão até 15 de outubro.
Mestradonacionalsite

O Mestrado Nacional Profissional de Ensino em Física (MNPEF) vai selecionar 10 novos alunos para a turma de 2024. Na seleção deste ano, professores de Física ou Ciências com mais de 15 anos de carreira serão selecionados após análise de currículo e não farão a prova escrita.

As aulas presenciais vão acontecer no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro às quintas e sextas-feiras das 14 às 22h e em períodos intensivos a serem divulgados pelo programa de pós-graduação.

O mestrado é destinado a professores que lecionam a disciplina da Física na educação básica ou Ciências no ensino Fundamental. As inscrições são online e vão até 15 de outubro. O candidato deverá preencher um formulário disponível AQUI e gerar o boleto bancário para pagamento da taxa no valor de R$ 70.

Reserva de vagas — O processo seletivo dividiu os candidatos em dois grupos. Ambos terão reserva de vagas a pessoas autodeclaradas negras, indígenas e portadores de deficiência para atender à Política de Ações Afirmativas.

A coordenadora do Mestrado Nacional Profissional de Ensino em Física do IFF Campos Centro, Renata Caldas, explica que, na seleção deste ano, professores de Física ou Ciências com no mínimo 15 anos de experiência em sala de aula não irão fazer a prova escrita e deverão se inscrever no grupo 2.

“O edital destina 30% das vagas aos professores com 15 anos de carreira comprovados das áreas de Física e de Ciências. Eles não precisarão fazer a prova de Física”, disse.

O primeiro grupo de candidatos fará prova escrita, no dia 22 de outubro, às 13h, em local a ser divulgado em 19 de outubro no site do MNPEF e prova de defesa memorial. O segundo será submetido à analise de currículo e prova de defesa memorial.

Renata Caldas afirma que o mestrado foi idealizado para capacitar professores das redes pública e privada. “Essa capacitação prevê a formação continuada do professor para que ele possa desenvolver melhor a prática educacional e didática. A gente trabalha com novas metodologias ativas, tecnologias, experimentação, gamificação. São práticas bem atuais que estão atreladas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que tem incentivado a contextualização, a interdisciplinaridade e o uso de tecnologias”, detalha.

Resultados — A coordenadora disse ainda que os professores, quando terminam o mestrado, buscam dar continuidade às pesquisas e ao ensino. “Eles têm implementado os trabalhos das pesquisas na sala de aula e dedicado à formação de outros. Já ganhamos em duas modalidades o Prêmio Shell. Temos uma escola considerada modelo em Campos que é o Centro Educacional José do Patrocínio cuja diretora e docentes passaram pelo mestrado e vemos a evolução do ponto de vista educacional, cívico e cultural”, afirma.

O MNPEF é organizado pela Sociedade Brasileira de Física e ofertado em diversas instituições de ensino pelo país.