Notícias
2025.2
Na recepção aos novos alunos, duas histórias de recomeço
O diretor-geral, Carlos Augusto Boynard, deu as boas-vindas aos ingressantes (Foto: Antonio Barros).
Agora vai! Essa é a disposição de Samuel dos Santos Costódio para cursar Letras e Literaturas, um dos cursos do ensino superior oferecidos gratuitamente pelo Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). Samuel esteve entre os novos alunos que participaram da Recepção aos ingressantes 2025.2, realizada na Concha Acústica, com a participação do diretor-geral do campus, Carlos Augusto Boynard, e demais diretores e coordenadores da gestão acadêmica e administrativa.

Samuel é quase um egresso do IFF, pois no final de 2019 foi aprovado no processo seletivo para ingresso no Curso Técnico de Informática, mas com a pandemia de Covid-19, em 2020, e suas consequências, ele acabou disistindo, no período das aulas remotas, quando os campus estava buscando se adaptar àquela realidade. Concluiu o ensino médio em outra instituição. Agora, está bastante animado para a nova jornada acadêmica no Instituto na Licenciatura em Letras: "É até irônico, eu já estudei, mas não cheguei a estar aqui. Mas estou bastante entusiasmado sim! Era algo que eu já pensava em fazer há bastante tempo, desde novo eu já pensava em fazer, era algo que eu já gostava bastante. Espero me sair bem, talvez até volte aqui depois como professor! - planeja Samuel.

Esse início de curso também representa um recomeço para Sindi Duarte Cavalcante. Ela fez o vestibular 2025.2 mas, ao passar, tornou-se uma ingressante diferente da grande maioria dos colegas, por conta de uma história de dedicação à família. Sindi já foi aluna da Licenciatura em Letras, mas quando estava cursando o sétimo período, precisou interromper o curso para cuidar da mãe que estava doente. Depois dessa nova aprovação para o IFFluminense, ela "redirecionou" sua vida voltando a residir em Campos dos Goytacazes para fazer o curso. "Eu prestei o vestibular 2025.2 para dar continuidade a meus estudos e estou muito feliz pelo acolhimento do IFF e por ter conseguido atingir essa meta de recomeçar".
Verticalização - Na acolhida, Boynard deu as boas-vindas aos novos alunos e enfatizou que eles podem contar com a gestão, que se preparou para recebê-los: "queria que vocês contassem muito com a gestão, nossos servidores docentes, nossos técnicos administrativos, nossos colaboradores, com toda a nossa comunidade acadêmica".
Os estudantes que estão ingressando nos cursos técnicos e no ensino superior passam a integrar o universo expressivo de 8 mil alunos no campus, distribuídos por 42 cursos, dos técnicos integrados ao ensino médio ao doutorado. O Instituto Federal Fluminense está presente em vários municípios fluminenses atendendo a mais de 20 mil alunos.
"Eu falo, e isso é verdade, o estudante pode entrar aqui no curso técnico e sair doutor! Aqui tem graduação, tem pós-graduação, com mestrado e doutorado, uma instituição pública e de ensino gratuito e de qualidade", destacou a professora Fabiola de Amerio Ney e Silva, diretora da Diretoria Acadêmica, em sua mensagem aos ingressantes.
A programação foi elaborada para atender aos estudantes com a realização da recepção em três momentos: pela manhã, tarde e à noite.

A acolhida foi realizada na Concha Acustica (Foto: Antonio Barros/Ascom).
Programação da tarde e noite

