Notícias
EXPOSIÇÃO
Novo núcleo alia arte e cultura à sustentabilidade
As colagens foram produzidas em quatro oficinas. A exposição fica aberta à visitação até sexta-feira, 1º de novembro.Foto: Mônica Mesquita/Nasce
O Núcleo de Arte, Cultura e Educação (Nasce) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro estreou suas atividades com a exposição de colagens “Entre corpos, paisagens e flores”, que ficará disponível até sexta-feira, 1º de novembro, para visitação no espaço Raul Linhares que fica no corredor principal do Bloco A.
O núcleo é um meio de fomentar a produção de arte e cultura nos campi do IFFluminense. Coordenadora do projeto e professora de teatro, Mônica Mesquita explicou que as oficinas do projeto são feitas tanto manualmente como por meio do computador.
“Foram oficinas abertas à participação de toda a comunidade. Tem muita gente de fora e de várias faixas etárias e profissões”, disse.
A 1ª exposição do Nasce do IFF Campos Centro é resultado de colagens que reuniram recortes antigos de jornais, restos de tecido, embalagens, barbantes, fotos e outros materiais recicláveis, como os materiais utilizados nas molduras que seriam descartados pela marcenaria do campus, mas que foram pintados e reaproveitados durante as oficinas.
“ É um projeto que visa pensar a arte com as novas tecnologias, mas sem deixar de fora o meio ambiente, o reaproveitamento e uma arte mais sustentável. Na exposição, usamos imagens antigas de Campos e de mulheres negras que não estavam em situação de escravizadas”, explica.
Os núcleos de arte e educação estão sendo implementados nos demais campi do Instituto.