CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Matrícula 2024

Novos alunos do IFF Campos Centro revelam disposição para estudar e realizar sonhos

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/01/2024 11h30, última modificação 12/01/2024 12h23
Em dia de matrícula, conquistas pessoais e familiares vem à tona.
Novos Estudantes

Vinícius é novo aluno do curso de Edificações (Foto: Antonio Barros/Ascom).

   O jeitão de menino, ligeiramente intimidado pelo grande número de adultos à sua volta, chama atenção para Midiã Miranda Cabel, de 15 anos. Ele é um dos novos estudantes do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense IFF), aprovado no Processo Seletivo 2024, para o curso Técnico em Mecânica. Sua mãe já havia lhe falado sobre a instituição. Um dia, participou de uma visita guiada ao campus e "gostou bastante". Ele conta: "eu estava fazendo umas aulas em uma igreja, que estava oferecendo curso gratuito. A pessoa que estava organizando falou com um amigo, que trouxe a gente aqui e mostrou tudo, falou dos cursos, levou a gente em cada coisa. No campus, Midiã fez três aulões, oferecidos nos sábados pelo Curso Preparatório Popular Goitacá, já próximo da aplicação da prova do processo seletivo 2024. "Gostei também, ensinou bastante! Teve questões, as pessoas explicaram bem". O tamanho dos laboratórios e as instalações da área esportiva chamaram sua atenção. "Eu gosto de mecânica e quando eu cheguei aqui eu já gostei da área de esporte e de mecânica, gostei bastante"!   

   Vinícius de Oliveira Alves, também de 15 anos, é outro jovem que iniciará o ano sendo aluno do IFFluminense, onde cursará o Técnico em Edificações. Antes mesmo de começar, Vinícius já traça o futuro: planeja fazer o Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, oferecido no campus. Conquistar a vaga em Edificações "foi bem difícil! Todos os aulões que tinha aqui no IFF eu vinha - aulas do Popular Goitacá - eu prestava bastante atenção. Com as matérias que eles passavam aqui eu tinha uma base do que estudar, peguei algumas (matérias) no edital e com alguns amigos que passaram e aí consegui estudar e passar!". Mãe de Vinícius, Andreia dos Santos Oliveira diz que "é um orgulho, com certeza, pra gente que é mãe. É o futuro!"

   Entre os novos alunos, há também os que visam novo desafio profissional, como Juan César Louven Hernandez, agora matriculado no Curso Técnico de Automação Industrial. "Sou técnico em mecânica, fiz em outra instituição, mas quero uma segunda formação técnica. O mercado inclinou muito para a automação industrial - a Indústria 4.0 - e eu quero estar disponível em outras oportunidades. Hernandez pensa em fazer também no campus, o curso de Engenharia Elétrica. Mas está muito animado para Automação. 

   De mães pra filha - Grande desafio terá Bruna Luana Paes Santana, aprovada em dois cursos, que pretende conciliar: Edificações Concomitante, à noite e Arquitetura e Urbanismo, de manhã e à tarde. Ela chegou a tentar, antes, ingresso apenas no curso técnico, mas na ocasião não conseguiu. Agora, obteve aprovação nos dois cursos. Espera "novas experiências, adquirir conhecimentos, me formar e trabalhar nessa área". 

   Priscila Barbosa Bom Gosto fez formação de professores (é formada e tem habilitação para lecionar nos anos iniciais do primeiro seguimento do Ensino Fundamental). Gosta muito da área de letras. "Pelo que estou vendo vou gostar! É uma formação muito boa. Federal é outra coisa!, destaca". A mãe, dona Marta Cristina Pinheiro Barbosa Bom Gosto é professora. "Estou muito feliz! Ela seguiu os meus passos! Depois, futuramente, se ela quiser fazer uma outra faculdade, tem todo o tempo do mundo. É jovem, tem 17, de início estou muito satisfeita". 

Novos Estudantes

  Atendimento a estudantes que tiveram dificuldade para fazer a matrícula
pela internet (Foto: Antonio Barros).