CAMPUS CAMPOS CENTRO

NSI completa 10 anos com muitas conquistas

por admin publicado 26/04/2012 21h17, última modificação 15/12/2017 13h54
Gestores e professores do IFF comemoram marco em função da relevância dos serviços e desempenho acadêmico das atividades desenvolvidas.

Neste mês de abril, exatamente no dia 1º, o Núcleo de Pesquisa em Sistemas de Informação (NSI) completou 10 anos de atividades. Para a importância do setor (veja abaixo um pouco da repercussão fora do IFF) houve discretas manifestações do aniversário, basicamente entre os “camaradas”, como costuma se referir aos colaboradores seu coordenador, o professor pesquisador Rogério Atem. Em troca de e-mail, no entanto, o entusiasmo de professores e gestores, como o Diretor Geral do câmpus, Jefferson Azevedo e o Reitor do IF Fluminense, Luiz Augusto Caldas foi intenso.

- A data estará associada sempre ao pioneirismo e ao olhar largo, que alcança a educação profissional e tecnológica em sua dimensão transformadora – comenta o Reitor.

O professor Wiliam Viana, membro do NSI, também ressalta a importância da data lembrando que o núcleo  tem dado contribuições que não podem deixar de ser destacadas por ser “uma história de real contribuição tecnológica para a sociedade”. Diretor da Unidade de Pesquisa Agroambiental, o professor Vicente de Paula Oliveira ressalta o fato de o trabalho ser mais uma prova da capacidade de pesquisa da casa.

Começo modesto e trajetória bem sucedida

Na sala atual, a disposição de pessoas e computadores obedece a uma seqüência de três bancadas em que os técnicos trabalham lado a lado e ao mesmo tempo em condições de se comunicarem entre as fileiras de bancadas. São ao todo 30 colaboradores, entre alunos do técnico, graduação e pós-graduação, inclusive de outras instituições da cidade. Mas no começo eram o professor Rogério e apenas dois bolsistas. A sala fisicamente modesta, era cedida pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), bem como os dois únicos computadores.

Três anos depois o trabalho do grupo começou a resultar em conquistas e ampliação de espaço e condições de trabalho. A primeira sala própria ficava no piso superior do Bloco A. A estrutura atual veio em março de 2010. De 2006 a 2011, não houve ano em que o NSI deixasse de imprimir sua marca de produtividade e inovação no segmento de desenvolvimento de software dentro e fora do Brasil.
Uma performance respeitável considerando o fato de os trabalhos terem saído de um Centro Federal de Educação Tecnológica e depois de um Instituto Federal.

- Além disso, vários alunos foram contratados por empresas de ponta no Brasil e no exterior, colocando nossa formação em pé de igualdade com os melhores centros do país. Tudo isso conquistado com independência - sem necessitar de "carona" de grandes grupos, no interior do estado e trabalhando com alunos do técnico e da graduação em sua grande maioria,  se destacando inclusive no exterior - comenta o professor Rogério

Algumas das conquistas do NSI

2006 - Primeira implementação industrial de arquitetura SCXI em Linux nas Américas e uma das primeiras do mundo.

2006 - Prêmio Academic Leadership Award, TC8/IFIP/Unesco

2007 - Participação no livro Beautiful Code, com autores como Brian
Kernighan, KarlFogel, Jon Bentley, Elliotte Rusty Harold, Michael
Feathers, entre outros.

2007- Projetos com o Ministério da Cultura, Ministério do Planejamento e MEC

2008: Lançamento em Paris, durante a Open World Conference, com apoio em parceria com a Nexedi do Tio Libre Manifesto

2010 - Disponibilização de Material sobre Qualidade Ágil no Portal do
Software Público Brasileiro

2010 - Disponibilização do conversor de documentos e mídia Cloudooo,
sobre o Serviço de Conversão desenvolvido no NSI, em parceria com a
Nexedi

2010 - Organização no Brasil da IFIP Confenis 2010

2010 - Lançamento, junto com a Nexedi, da comunidade ERP5Br, no Portal
do Software Público Brasileiro

2010 - Participação de bolsista no Google Summer of Code

2010 - Citação do nosso último artigo sobre MDD, de 2008, em artigo de Ian Sommerville, como "uma das principais referências de MDD para Enterprise Systems"

2011 - Uso de ferramentas desenvolvidas no NSI pelo curso de Doutorado em Engenharia de Software da Universidade de Milão

2011 - Prêmio Outstanding Services Award, IFIP.