CAMPUS CAMPOS CENTRO

HIV/AIDS

Nugedis promove eventos pelo Dezembro Vermelho

por Paula Vigneron/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/11/2021 20h32, última modificação 30/11/2021 20h32
A partir do dia 2, serão realizadas live, sessão de vídeo e reuniões do Clube de Leitura Dandara dos Santos
Dezembro Vermelho

O Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do campus Campos Centro do IFF realizará, a partir da próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro, atividades virtuais dentro da programação oficial do Dezembro Vermelho, que marca a prevenção ao HIV/AIDS e envolverá o Instituto Federal Fluminense, a Prefeitura de Campos e diversas entidades do município. Todos os encontros organizados pelo Nugedis são abertos também à comunidade externa.

O lançamento do evento acontecerá nesta quarta-feira, 1º, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Campos), às 9h. Na quinta, dia 2, o Nugedis promoverá a live “A epidemia de fake news: mentiras, mitos e verdades sobre HIV/AIDS”. A transmissão será feita pelo canal IFFTube, a partir das 19h. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Ivanisy da Silva Amaral Capdeville, esta primeira atividade visa a desmistificar a AIDS e a desinformação acerca do assunto.

— A gente considera a desinformação o pior vírus que existe. Toda a trajetória da AIDS, desde os anos 80 até hoje, está em torno de muito tabu, medo e falta de informação. O objetivo é trabalhar em cima disso e mostrar que existe muita mentira, como a que a gente ouviu recentemente, a de que a vacina contra Covid pode causar HIV. A informação é o melhor remédio, a melhor forma de prevenção — reforçou Ivanisy.

A live contará com as participações de Andrea Hentzy (Grupo Mães da Resistência e membro da Frente LGBTQIA+), Renata Melila (Associação Irmãos da Solidariedade), Salvador Correa (psicólogo e ativista) e Letycia Sardinha (doutora em Ciências do Cuidado em Saúde e enfermeira do IFF), em um debate mediado por Sarah Alves (estudante de Geografia do IFF e membro do Nugedis). Quem deseja certificação deve se inscrever na atividade por meio do site de eventos do IFF, na programação do IV Encontro de Cultura IFFluminense.

Na semana seguinte, no dia 8, às 19h, o Núcleo realizará uma sessão de vídeo, por meio do Google Meet, na qual será exibida o média-metragem “HIV? H o quê?”, com mediação do estudante de Geografia do IFF e membro da Frente LGBTQIA+ Norte Fluminense, Caio Crespo. Para acompanhar a transmissão e o debate, basta acessar o instagram @nugedis.iff.cen, por onde será liberado o link de acesso.

Parceria -  Já nos dias 6 e 13 de dezembro, também às 19h, haverá dois encontros do Clube de Leitura Dandara dos Santos. O livro da vez será “O segundo armário: diário de um jovem soropositivo”, do escritor Salvador Corrêa, com debates mediados por Hiago Tavares, pedagogo e membro do Nugedis. Quem quiser participar pode solicitar o link pelo instagram do Núcleo.

A coordenadora Ivanisy destacou a parceria com “pessoas generosas, solidárias, engajadas nas causas sociais em prol da diversidade” como fundamental para a realização do evento. A programação do Dezembro Vermelho é resultado de uma iniciativa conjunta do Nugedis do IFF Centro, do Centro de Cidadania LGBTQIA, do Mães da Resistência, da Frente LGBTQIA+ do Norte Fluminense, do Cedip e da Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e do Projeto Caminhos PositHIVos.