Notícias
Libras
Obra de servidor do IFF é lançada na Acadêmia de Letras
O acadêmico Carlos Alencar, Estêvam Faria, Carlos Boynard e Ronaldo Júnior (Foto: Divulgação).
Lançado inicialmente no IFF Campus Campos Centro, no dia 30 de setembro, o livro LIBRAS: 10 anos de experiência e transformação no serviço público federal, do servidor Estevam Farias Sá, teve novo lançamento, dessa vez na Academia Campista de Letras (ACL), marcando as atividades da entidade pelo Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro - a tarde contou ainda com música de Júlio Reis e Beth Rocha. No trabalho, Estêvam compartilha com seus leitores sua experiência como intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do bem-sucedido curso Faça Fácil Libras, criado há 10 anos, e que ele coordena. O curso é oferecido gratuitamente, todo ano, no Campos Centro.
O diretor-geral do IFF campus Campos Centro Carlos Augusto Sanguedo Boynard e alguns servidores participaram, além de intérpretes de Libras, acadêmicos e convidados. Após a abertura do evento, com fala do presidente da ACL, Ronaldo Junior, o acadêmico Carlos Augusto Alencar conduziu uma entrevista com o autor que, além de falar sobre a obra, fez considerações sobre a relevância da inclusão social. Andre Nogueira, presidente da associação de surdos de campos, também chamou a atenção para o tema em sua fala.
Para Estêvam, "é importante que espaços culturais se unam para promover eventos neste sentido" e ações como cursos e outras atividades de formação e informação. "É um prazer poder compartilhar as minhas experiências, vividas no decorrer de uma década, com o intuito principal de disseminar a cultura surda e poder despertar e estimular mais ações, no sentido da inclusão, voltadas para os surdos", destaca Estêvam Farias.
O autor também participará com seu livro do XXIII Congresso Internacional de Educação de Surdos, que este ano acontecerá na sede do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, nos dias 05 a 07 de dezembro de 2024.