CAMPUS CAMPOS CENTRO

Projeto

Oficina de Jogos Teatrais integra licenciaturas e convida alunos para participarem dos encontros

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 25/05/2017 17h05, última modificação 25/05/2017 17h05
Projeto é válido para plano de Atividades-acadêmico-científico-culturais (AACC) e busca aumentar a procura dos licenciandos de diversas áreas
Oficina de Jogos Teatrais (Foto: Bárbara Melo/Licencianda em Teatro)

O palco tem muito a contribuir com a atividade docente. Com essa crença, foi constituído no Campus Campos Centro do IFFluminense a Oficina de Jogos Teatrais. A professora Celi Palácios, coordenadora acadêmica do Curso de Licenciatura em Teatro do Instituto, fez constar em um cartaz de divulgação do retorno de atividades da oficina, após as férias: “acreditamos ser muito importante que em seu processo de formação docente, os licenciandos tenham oportunidade de passar pela experiência promovida pelo Jogo Teatral”.

"Participar da oficina de Jogos Teatrais tem sido uma experiência muito enriquecedora, pois além de me ajudar a trabalhar em grupo, desenvolveu aspectos que muito me ajudarão na prática docente, como a concentração, a percepção espacial, a criatividade e a expressar-me corporalmente", comentou Yanca Bracelos, aluna do sexto período da Licenciatura em Letras e participante da Oficina desde o início das atividades.

Os encontros acontecem das 10h às 12h, no CENACAM (VER SIGLA...), e retornam na próxima sexta-feira, 26 de maio. O grupo é formado por seis estudantes, sendo duas da Licenciatura em Geografia, três da Licenciatura em Letras e outras três da Licenciatura em Teatro. Céli ambiciona ampliar o número de participantes e também a abrangência geográfica estendendo a iniciativa “em todo o IFF”. Desta forma, alunos de todas as licenciaturas do campus estão convidados a conhecerem o projeto e participarem da Oficina.

“Acredito ser necessário que o professor, em seu processo de formação inicial e continuada, seja cada vez mais sensibilizado para trabalhar na Educação Básica a fim de promover a criticidade, a curiosidade epistemológica. Parto do princípio de que o trabalho com o jogo presentifica as relações entre seus participantes – afinal, jogar requer presença, pois que a realidade do jogo se atualiza a cada momento e os acontecimentos são invariavelmente imprevisíveis”, salientou a Prof.ª Céli Palácios, que ministra a Oficina.

Os participantes das atividades desenvolvidas durante a oficina demonstram muita satisfação e relatam terem percebido uma influência direta dos Jogos na formação docente de cada um. "Através da oficina eu pude perceber o quão importante é a integração entre diferentes áreas do conhecimento em uma mesma atividade. A discussão gerada a partir das atividades é muito enriquecedora pra gente”, disse Matheus Campista, aluno da Licenciatura em Teatro.

“A proposta de promover uma experiência sensível aos futuros docentes através dos jogos teatrais objetiva o autoconhecimento e o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações de escuta e afeto entre alunos e professores”, destaca Céli.

Espera-se que os alunos que ingressaram no IFFluminense neste ano letivo de 2017 se interessem e participem da Oficina. Para mais informações basta entrar em contato com a Coordenação da Licenciatura em Teatro, no CENACAM, prédio localizado ao lado do Ginásio.