Notícias
Música
Orquestra de Violões é atração na abertura do II Seminário Educar para Transformar
O maestro Victor Matos na condução da primeira apresentação da orquestra no Teatro Municipal Trianon (Jorge Henrique Ferreira)
Um sonho realizado! Para o professor do Campus Campos Centro, regente e coordenador da Orquestra de Violões, Victor Matos, a execução de cinco peças no palco do teatro municipal foi a realização de um antigo desejo. Os 40 estudantes músicos da formação atual da orquestra executaram cinco peças do repertório trabalhado no momento pelo maestro, em que se destacam o rock 'n' roll e temas de filmes e seriados.
"Foi uma experiência bacana a oportunidade de tocar no Trianon pela primeira vez! Era um desejo que eu tinha devido à importância do teatro para a cidade. Ele tem uma acústica muito boa! Nem todos os espaços em que a gente toca tem essa acústica. Acredito que foi uma experiência importante para os músicos também", avalia Victor.
O evento elaborado pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) e a Sicoob Fluminense, convidou o grupo formado por estudantes do Instituto Federal Fluminense para a abertura.
A Orquestra de Violões é bastante conhecida no IFF e já também na Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico devido às suas apresentações em eventos internos e externos. Entre elas, destaca-se o Festival Interuniversitário de Cultura – Fest FIC. O grupo comemora cinco anos de existência este mês.
Palestra - Autor, educador e palhaço, Cláudio Thebas ministrou uma palestra logo em seguida da apresentação. Estavam presentes também docentes da rede municipal, o subsecretário pedagógico da SMECE, Rafael Damasceno, e a gestora do Instituto Sicoob, Silvana Lemos.