Notícias
Música
Orquestra de Violões integra movimento internacional de artistas
Reprodução de vídeo em que cada integrante aparece tocando violão em casa (Adaptação Design da Ascom).
A Orquestra de Violões do Instituto Federal Fluminense foi criada há seis anos e é uma ação de extensão do Campus Campos-Centro. Nesse tempo, estudantes foram passando e deixando suas contribuições. Com a suspensão das atividades presenciais, em função da pandemia do coronavírus, o professor Victor Matos, coordenador do projeto e regente da Orquestra, pensou em uma maneira de manter o grupo em contato e até mesmo reaproximar egressos.
- Nosso objetivo foi integrar, ainda que virtualmente, membros de todas as gerações da @OV_IFF (Orquestra de Violões IFF), que, desde a sua criação contou com a participação de mais de 90 estudantes. Para isso, tentamos contatá-los a fim de solicitar que cada um, de suas casas, gravasse um vídeo tocando o nosso tão querido instrumento – o violão - conta Victor.
O objetivo foi alcançado ao se reunir 60 pessoas tocando simultaneamente. De acordo com regente, o projeto teve início em três de maio e passou pelas seguintes etapas: escolha da canção, elaboração do arranjo, roteiro de gravação, gravação, envio e recebimento dos arquivos, edição de áudio e edição de imagens.
A importância desse encontro virtual, que leva música para inúmeras pessoas, pode ser avaliada pelo histórico do projeto. A Orquestra de Violões é formada exclusivamente por estudantes da instituição. Em seis anos de existência, já houve apresentações em aproximadamente 73 eventos (nacionais e internacionais), em quatro diferentes estados brasileiros. No ano de 2020, o grupo realizou um número muito limitado de ensaios. A agenda de compromissos para o primeiro semestre foi cancelada devido à pandemia mundial de Covid-19.
Acompanhe a Orquestra