Notícias
Indústria Petrolífera
Palestra tratará de perfil do profissional do setor offshore
A palestra se destina a estudantes e egressos de várias áreas técnicas e das engenharias, sendo "uma oportunidade para poder abrir um leque das informações" em assuntos como automação e digitalização dos processos de manutenção, inspeções com drones e ROVs autônomos, além da importante questão da busca por sustentabilidade e redução de impacto ambiental.
O professor Roberto da Silva ressalta que a atividade "pode oferecer um panorama não só do perfil profissional, o pré-requisito para poder atuar na manutenção, nessa área de operação de ROV, mas também a questão de ver a abrangência de conhecimentos e pré-requisitos que são necessários". Na atualidade, há uma forte interação de conhecimentos no sentido multidisciplinar, como destaca o organizador do encontro.
"Quando se fala de manutenção hoje é muito importante a gente entender que existe toda uma interação entre as áreas - mecânica, elétrica e automação: elas interagem nos processos industriais. Quando se fala, principalmente em ROV, que é um veículo remotamente operado, principalmente utilizado nas áreas que envolvem a exploração e a produção de petróleo, é algo que envolve toda uma interdisciplinaridade da questão das áreas industriais técnicas e das engenharias. Por isso a grande importância. Manutenção hoje é um termo muito abrangente e é um termo que necessita muito da interação entre essas áreas para que ela possa ter uma grande efetividade na questão da execução", destaca o professor Roberto.
O palestrante - Adriano Felipe é colaborador da Oceaneering na área de Planejamento Operacional e Manutenção, com experiência na área de petróleo. Sua abordagem visa gerar conhecimento para os alunos em relação aos desafios da manutenção (automação, elétrica e mecânica) na área Offshore (petrolífera) envolvendo a automação, digitalização dos processos de manutenção, inspeções com drones e ROVs e a área ambiental.