CAMPUS CAMPOS CENTRO

Palestras finais do I Simpósio de Tele

por admin publicado 24/05/2013 18h35, última modificação 15/12/2017 13h54
Programação vai ser encerrada na noite desta sexta-feira, 24/05, com palestras sobre serviços móveis emergentes e transição da telefonia celular no Brasil.

Em uma das palestras mais concorridas da programação do evento, o professor Luiz Fernando Gomes Soares surpreendeu a platéia com informações sobre a tv digital. Estudantes dos cursos técnico e tecnológico da área mostraram-se visivelmente surpresos, ao assistirem às demonstrações sobre os recursos utilizados pelos radiodifusores e alguns oriundos de centros de pesquisa.

Na primeira parte da palestra, o professor Luiz Fernando exibiu exemplos de aplicativos que considera “pobres”. Os emissores do conteúdo apenas lançam na tela informações com mudanças de design em suas concepções, “sem relação temporal com o programa mostrado na tela”.

Depois foram exibidas criações em que o telespectador pode interagir de diversas formas. Uma delas usando celulares para alterar o desencadeamento de um comercial exibido. Outro recurso é a possibilidade de compra de ingressos para jogos, até mesmo sem que os aparelhos da sala estejam conectados por rede sem fio.

A expectativa é de que o modelo Internet Protocol Television (IPTV) seja aquele a ser adotado quando a tv digital for efetivamente implementada no país. No IPTV, a estrutura convencional de entrega de sinal envolvendo a estrutura convencional de transmissão é substituída por recursos internet.

Antes de iniciar a palestra, o professor Luiz Fernando Soares foi recebido no Gabinete da Direção Geral do campus Campos-Centro pela Assessora Acadêmica da Direção Geral, Aline Vasconcelos, o Diretor de Ensino Superior dos Cursos Tecnológicos e Bacharelados, Leonardo Sardinha;  o Diretor de Extensão, Jonivan Coutinho e a professora dos cursos de telecomunicações, Suzana da Hora Macedo.

A programação prossegue nesta sexta-feira, 24/05, com minicursos e será encerrada com duas palestras. O professor do IFF, Tiago Tadeu falará sobre Serviços móveis emergentes, às 19 horas. O tecnólogo em telecomunicações da Vivo, Carlos Luciano Carvalho, desenvolverá o tema Transição da telefonia celular 3G/4G, às 20h30. As palestras acontecerão no Auditório Miguel Ramalho.

(Postado em 24/05/2013)