CAMPUS CAMPOS CENTRO

SETEMBRO AMARELO

Palestras sobre como tratar a depressão e evitar o suicídio acontecem a partir desta quarta-feira

por Vitor Carletti / Comunicação Social Campus Campos Centro publicado 16/09/2019 17h33, última modificação 17/09/2019 15h09
A primeira palestra, às 15h, vai tratar sobre o adoecimento institucional dos servidores federais. A segunda, às 18h30min, quer debater como os jovens lidam com o sofrimento.
Série de palestras quer debater a depressão e combater o suicídio

Embora seja incômodo falar sobre a depressão e a prevenção ao suicídio, é por meio do diálogo que se começa a vencer essa tristeza permanente. Orientar e estimular as pessoas a buscarem ajuda são os objetivos das palestras “Estamos aqui para te escutar e conversar” que serão promovidas, a partir desta quarta-feira, 18 de setembro, às 15h, pelas psicólogas da Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro.

O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio no Brasil. Duas palestras acontecem nesta quarta-feira, três no dia 24 de setembro e outras duas em 16 de outubro, todas no auditório Miguel Ramalho.

As psicólogas Rhena Schuler e Emanuela Sodré relataram que os casos de alunos com depressão têm aumentado.

Rhena adiantou que será proposto aos estudantes e servidores que os encontros para falar sobre o tema sejam mensais. “Vêm crescendo os casos de depressão. A principal barreira é a pessoa achar que é bobagem, que não tem validade aquilo que ela está sentindo. Existe todo o tratamento psicológico e psiquiátrico, se for necessário. Ter uma boa qualidade de vida, que inclui uma boa alimentação e exercícios físicos, é importante no tratamento da doença”, diz Rhena.

Emanuela diz que o sofrimento tem atravessado a vida de servidores e estudantes. “A gente recebe muita demanda sobre essas questões entre os jovens. Tentativas de suicídio, automutilação, crises de ansiedade e isso está muito forte. Tem muita gente passando por isso. O importante é ter uma rede de apoio. É só chegar lá no setor, na Coordenação de Apoio ao Estudante, que a gente atende”, afirmou.

18/09/19

15h - Adoecimento institucional: como andam os servidores federais?

18h30min - Jovem também sofre?

24/09/19

15h - Exibição de curtas