CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Ciências

Parceria entre o IFF Campos Centro e educação municipal resulta em cursos para docentes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 03/04/2023 12h19, última modificação 04/04/2023 12h04
Professores de Ciências da rede municipal de educação de Campos já estão sendo atendidos.
Curso de Física

Os primeiros cursos de 2023 aconteceram na segunda quinzena de março (Foto: Seduct).

   Os laboratórios de física do IFF Campus Campos Centro, professores da área e do Mestrado Nacional Profissional  em Ensino de Física (MNPEF)- polo sediado no campus - estão ajudando colegas da educação municipal a se atualizarem e  conhecerem novos conceitos para levar para a sala de aula. A parceria da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) com o Instituto atende a uma necessidade no ensino de Física. 

   "Essa ação surgiu da necessidade da maioria dos professores de Ciências da rede, que são graduados em Biologia, necessitar de maior apoio ligado à área de Física, principalmente, uma vez que a área de Ciências da Natureza envolve Biologia, Química e Física. São minicursos teóricos e práticos que contribuirão de forma significativa para o ensino de Física”, explica Carla Salles, coordenadora do Programa Mais Ciência na Escola, em matéria divulgada no portal da prefeitura de Campos dos Goytacazes.

   A professora Renata Caldas, coordenadora do Mestrado em Física, acrescenta que a parceria "cumpre objetivos de projetos desenvolvidos no âmbito" do curso. Outra importante parceira é a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A fundação investiu na montagem de laboratório de Ensino de Ciências/Física ao entrar na parceria em 2019, possibilitando assim, a produção de materiais didáticos em geral. 

   "O resultado dos cursos ministrados desde 2019 tem refletido tanto na melhoria do ensino, quanto no interesse por parte  dos docentes pela continuidade de sua formação. Muitos docentes vêm se inscrevendo no MNPEF", destaca Renata. Ela também informa que no momento de inscrições as oportunidades são divulgadas para a comunidade do IFF - professores e licenciandos.