CAMPUS CAMPOS CENTRO

Astronomia

Participantes do Observatório Jiri Vlcek convidam para acompanhar a Lua de Grãos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/02/2022 19h40, última modificação 27/04/2022 11h43
O site do observatório tem informações e textos de jovens talentos do IFF.
Observatório

A lua de fevereiro, com uma figura que lembra a cara de um cachorro, é uma das curiosidades explicadas pelos participantes.

Os interessados em Astronomia, e todas as pessoas que amam apreciar um céu noturno, podem olhar para a lua e conferir detalhes curiosos. Textos informativos, imagens e dados muito interessantes, pesquisados por seus membros, estão no site do Observatório Jiri Vlcek, sediado no IFF Campus Campos Centro.

A professora pesquisadora Cristine Nunes é a coordenadora do observatório e supervisora do site, criado em maio de 2020. De acordo com Cristine, “o projeto tende a estender-se por todos os meses do ano, e é possível achar no site todas as informações sobre a lua e o calendário astronômico do mês”. Podem ser vistas no site, “além do material teórico, atividades e jogos para interagir com o leitor e descontraí-lo”.

A participação dos estudantes foi ampliada. No começo, os de graduação colaboravam com textos para o site mas, este ano foi criado um projeto de jovens talentos, com os alunos do Ensino Médio. Um dos muitos resultados obtidos com o trabalho é que estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) com conquista de medalhas.
   Com o retorno progressivo do campus às Atividades Acadêmicas Presenciais, muito do que aconteceu antes da pandemia de Covid-19 estará de volta. Cristine relembra: “tínhamos feiras na Semana do Saber Fazer Saber, com atividades como palestras, minicursos e até criamos, dentro da Licenciatura em Ciências da Natureza, a disciplina de Fundamentos da Astronomia”.

Visite o site do Observatório Jiri Vlcek AQUI