CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

30ª Semana do Saber-Fazer-Saber

Pela primeira vez, trabalhos vão ser avaliados e premiados

por Antonio Barros/Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/09/2025 13h40, última modificação 02/09/2025 17h40
Equipes de avaliadores foram formadas, expositores receberam camisetas e iniciaram os preparativos para montagem dos projetos.
30ª Semana do Saber-Fazer-Saber

     Nessa 30ª edição da Semana do Saber-Fazer-Saber, surgiu a proposta de uma avaliação de projetos. O evento vai ser realizado no IFF Campus Campos Centro de 3 a 5 de setembro, sendo aberto à visitação pela comunidade e por escolas que se inscreveram para as visitas guiadas. Nesta terça-feira, 02 de setembro, véspera de início das atividades, os servidores inscritos para compor as equipes da avaliação dos trabalhos se reuniram com a diretora Acadêmica, Fabíola de Amério Ney Silva, para receber orientações e os documentos que serão referência para as avaliações. Fabíola explicou que das seis modalidades de projetos inscritos, duas serão avaliadas este ano: as de Apresentação de Projeto e Exposições culturais e artísticas.  

   A professora Fabíola Amério e avaliadores de projetos (Foto: Antonio Barros/Ascom).

  A professora Fabíola, em reunião com os avaliadores de projetos (Foto: Antonio Barros/Ascom)

A ideia foi proposta pelo professor Wagner Terra e acolhida pela gestão do campus. "Por que não avaliar, por que não premiar os projetos de destaque, de algum modo valorizar isso? Nós começamos todo um processo, desde a organização do regulamento, para que nós tivéssemos isso instituído, para que pudéssemos organizar o banco de avaliadores", detalhou Fabíola. São 56 avaliadores, nove supervisores e quatro integrantes da etapa de finalização. Essa última equipe vai se reunir na sexta-feira, último dia do evento, para realizar a finalização dos trabalhos e dar a conhecer as avaliações feitas. 

   Aberta ao Público - O público terá acesso aos 218 projetos inscritos este ano e que estarão expostos em locais como laboratórios, salas de aula e área externa do campus. Para o Instituto Federal Fluminense, a Semana é um momento especial em que o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho realizado no campus no processo de ensino, aprendizagem e geração de saberes. A terça-feira também foi movimentada pela entrega de camisetas, botton e uma sacola ecológica para os participantes de projetos. 

   A abertura será às 14h30, no Auditório Cristina Bastos, com a palestra ministrada pelo diretor da Petrobras José Maria Rangel, com o tema "Programa autonomia e renda Petrobras". A empresa é uma das parceiras do IFF Campus Campos Centro na realização da iniciativa acadêmica e cultural. Como lembrou a professora Fabíola, a Semana do Saber-Fazer-Saber iniciou em 1987 na gestão do professor Luciano D'Angelo Carneiro, que era o diretor-geral da então Escola Técnica Federal de Campos.

   O projeto foi idealizado a partir da sugestão do professor e coordenador da área de Química, Marden Araújo Sardenberg. Ele havia conhecido um projeto de divulgação científica no Rio de Janeiro e trouxe para a escola a ideia de a instituição mostrar sua produção de conhecimento para a comunidade. "Essa era a principal ideia em 1987 e isso perdurou. Essa é a intenção, a gente recebe um público aqui de toda a região e é uma oportunidade de as pessoas conhecerem a nossa instituição um pouco mais", observa Fabíola. 

   Veja AQUI a programação do evento