CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Pesquisa com pescadores integrantes do projeto Certific é tema de livro de servidora

Notícias

Pesquisa com pescadores integrantes do projeto Certific é tema de livro de servidora

Livro

O livro O Pescadô num qué ir pra essa escola, não! vai ser lançado no dia 19 de dezembro, no Auditório Miguel Ramalho, às 19 horas.
por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/12/2016 20h57, última modificação 13/12/2016 20h57
O livro pode ser adquirido em formato convencional e digital, em livrarias físicas e on-line.

O livro pode ser adquirido em formato convencional e digital, em livrarias físicas e on-line.

A pedagoga do Instituto Federal Fluminense e da Secretaria Estadual de Educação (RJ), Suely Lemos, testemunhou o drama de pescadores artesanais e seus familiares por ocasião do impacto da implantação do mega projeto Porto do Açu, em São João da Barra, município do litoral Norte do estado. O assunto transformou-se em tema de sua tese de doutorado. Após a conclusão dos trabalhos, surgiu a oportunidade de lançar a obra com o texto adaptado para o leitor comum. Uma editora dedicada à captação de obras oriundas do meio acadêmico manifestou interesse pela pesquisa e, após a autora discutir condições possíveis para arcar com sua parte dos custos, o  projeto prosperou.

- Fiquei muito feliz com a produção do livro porque é uma oportunidade de deixar uma contribuição de minhas vivências ao longo de 40 anos de atividade profissional na educação. Tem todo um envolvimento, a criação, a construção, ganhos, utopias e muitas coisas especiais. Espero que as pessoas se encantem, ou que ao menos fiquem curiosas - comenta Suely.

O método da observação participativa e as vivências da pesquisadora como educadora em comunidades de pesca "instigaram seu olhar sobre a percepção que esses trabalhadores têm da escola". Como medida mitigadora, a empresa responsável pelo projeto do Porto na ocasião, a LLX, ofereceu aos pescadores a alfabetização e um programa de certificação na área de pesca: Certificação e Reconhecimento de Saberes (Rede-CERTIFIC). A reação da categoria passou então ser o fio condutor de sua pesquisa.  

- O livro revela um desenho de escola, apresentado por esses trabalhadores da pesca artesanal de Atafona, e que melhor se adequa à sua realidade psicossocial; às suas especificidades, bem como ao tipo de trabalho que desenvolvem - conclui a autora.

Comunicação Social do Campus Campos Centro