CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Congresso Internacional

Pesquisa de professor do IFF contribui em área pouco investigada

por Antonio Barros/Assesssoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 10/09/2025 16h23, última modificação 10/09/2025 16h23
Trabalho foi apresentado no 78º Congresso Internacional Anual da ABM.
ABM Week

O professor Marcelo Machado apresentou o trabalho no congresso (Foto: Divulgação).

   O professor Marcelo Machado, do curso de Engenharia Mecânica do IFF campus Campos Centro, apresentou nesta terça-feira, 09 de setembro, um trabalho sobre mecânica de materiais compósitos intitulado: “Análise computacional da flexão estática não linear de uma torre de turbina eólica de eixo horizontal feita de compósito polimérico reforçado com tecido de rami”. O trabalho se insere como contribuição ao desafio de agregar sustentabilidade à produção de energia gerada pelo vento. 

   De acordo com Marcelo, a área de compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais ainda carece muito de estudos aplicados a componentes e estruturas industriais. Ele ressalta que "o campo de energias renováveis através da geração eólica lida com dois dos maiores desafios globais atuais simultaneamente, os quais são a substituição de materiais mais nocivos ao meio ambiente por materiais sustentáveis e biodegradáveis e a transição energética."

   Na pesquisa, o professor investiga o que acontece na estrutura da torre que sustenta a turbina eólica diante de condições de vento típicas de áreas marítimas no Brasil. Ao propor que as torres tenham em sua composição materiais compósitos (dois ou mais materiais distintos, com propriedades físicas ou químicas diferentes) reforçados com fibras naturais, o pesquisador busca ampliar a sustentabilidade dessa forma de geração de energia elétrica.

   Essa composição oferece "maior sustentabilidade e biodegradabilidade em relação às fibras sintéticas (aramida, vidro e carbono, por exemplo). Sendo assim, ao utilizarmos estes materiais em componentes no setor de energias renováveis (eólica, no caso) conseguimos não só tornar estas indústrias mais verdes, ou seja, termos uma produção de energia ainda mais limpa, mas também favorecemos todo o processo de transição energética", pontua Marcelo.

   O ABM Week é Considerado atualmente o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de Materiais, Metalurgia e Mineração. A iniciativa reúne sessões técnicas, plenárias, mesas redondas, premiações entre outras atividades acadêmicas e empresariais. O evento, realizado na cidade de São Paulo, chega à sua 9ª edição este ano. O 78º Congresso Internacional Anual da ABM, em que o pesquisador do Instituto Federal Fluminense apresentou seu trabalho, é uma das atividades do ABM.