CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Legislativo Municipal

Pesquisa sobre transparência em informações tem destaque na imprensa

por Antonio BarrosComunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/01/2023 14h31, última modificação 12/01/2023 16h54
Trabalho de professor do IFF Campus Campos Centro, em parceria com colega pesquisador da UENF, foi noticiado pelo jornal Extra.
Transparência nos legislativos

Os professores Renato Barreto e Victor de Moraes Peixoto (Foto: Divulgação).

   A Câmara e o Senado federal formularam em 2020 o documento Índice de Transparência dos portais legislativos (ITpL) com a intenção de estimular o cidadão a acompanhar o que andam fazendo seus vereadores, deputados e senadores. A questão aguçou o instinto pesquisador dos professores doutores  Renato Barreto de Souza (Núcleo de Estudos Políticos – NEP) do IFF Campus Campos Centro e Victor de Moraes Peixoto (Núcleo de Estudos da Representação e Democracia NERD) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Professor Darcy Ribeiro (UENF). Com as colaboração dos bolsistas Victor de Melo Souza e Júlya Beatriz Carrarini dos Santos Lopes, eles iniciaram em 25 de agosto e fecharam em 30 de outubro de 2022, a investigação científica que teve em sua metodologia os parâmetros do ITpL e os sites de câmaras municipais de 86 municípios fluminense com população superior a 10 mil habitantes. 

   A ideia era verificar o grau de transparência dos sites de casas legislativas municipais, tendo como referência o que recomenda "o artigo 8ª inciso II da Lei 12.527/2011 batizada de LAI – Lei de acesso a Informação". O resultado da pesquisa é o relatório que está sendo divulgado pelos pesquisadores e ganhou menção em nota da coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal carioca Extra. À jornalista, os pesquisadores que coordenaram o trabalho disseram que "a transparência não depende de recursos financeiros ou de tecnologia, mas, sim, de vontade política."

    O Índice de Transparência do Senado é constituído de 64 indicadores, mas para a pesquisa foram utilizados 39  "avaliados, quando havia pertinência, em 5 critérios diferentes: Integralidade, Linguagem Clara, Atualidade, Série Histórica e Dados Abertos." De acordo com os pesquisadores, "o Brasil dispõe hoje de uma robusta legislação que regulamenta o fornecimento de informações pelos gestores públicos. Com o propósito de avaliar a efetividade destas determinações inúmeros trabalhos acadêmicos procuraram investigar as Câmaras Municipais e compreender o nível de transparência por elas implementadas". No caso do estudo coordenado por Renato e Victor, a ideia é "contribuir com esta linha de pesquisa" promovendo de maneira inédita a avaliação realizada na pesquisa. 

"Nossa pesquisa é pautada por dois propósitos principais: Um é oferecer a sociedade uma avaliação do desempenho das Câmaras Municipais, no que concerne à sua obrigação com a transparência fixada por lei federal. O outro é instar os legislativos locais a ampliarem a divulgação das informações que são direito do cidadão. Afinal, o mínimo que devemos exigir das Casas responsáveis por fazer leis é que cumpram a lei", comenta Renato.

   Ranking - Nos resultados, os pesquisadores formularam o "Ranking de transparência dos portais das Câmaras de Vereadores do Estado do Rio de Janeiro". Seguindo a lista, em ordem crescente, a partir do portal que ocupa a primeira colocação, o da Câmara do Rio de Janeiro, reproduz-se a seguir a posição no ranking, de municípios em que o IFFluminense tem unidades e o percentual de transparência auferido pelos pesquisadores:

3 - Macaé - 85,63
8 Cabo Frio - 81,21
21 Quissamã - 75,90
27 Campos dos Goytacazes - 75,02
43 Marica - 70,93
48 B.J. Itabapoana - 70,33
49 Cordeiro - 70,02
52 Itaperuna - 69,30 
60,5 São João da Barra - 65,78
81 Itaboraí - 52,81
   Veja AQUI o relatório da pesquisa