CAMPUS CAMPOS CENTRO

Integração Institucional

Pesquisadora do IFF Campos Centro ministra Aula Magna no IFSC

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/04/2023 15h10, última modificação 14/04/2023 11h50
Professora e coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro compartilhou com colegas do Sul do país seus estudos sobre afro-referências, entre outros temas.
Integração Institucional

A professora Alissan Maria da Silva ministrou Aula Magna no IFSC (Foto: Divulgação).

A professora doutora Alissan Maria da Silva apresentou aos estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), parte de suas descobertas ao correlacionar temas como moda, Design, corporeidades negras e identidade étnica-cultural a partir de seus estudos sobre a representatividade das saias de mulheres praticantes do Candomblé. Em Santa Catarina, além do proferir a Aula Magna do Curso de Tecnologia em Design de Moda, ela participou do evento Seminários de Dança da Furb, ministrou uma palestra e debateu com colegas do Neabi do campus Gaspar, "a respeito da construção de práticas pedagógicas antirracistas", com base no que tem desenvolvido nas disciplinas "Estudos Culturais étnico-raciais" e "Laboratório de Estudos e Aprendizagem do Teatro" na Licenciatura em Teatro, oferecida no IFF Campos Centro.

Outro ponto abordado por ela é a "Educação das relações étnico-raciais e diversidades", esse último vem sendo trabalhado por ela no Curso de Pós-Graduação em Docência na Educação Basica, também oferecida no IFF Campos Centro. A participação da professora Alissan nos vários eventos realizados no Instituto de Santa Catarina, ao longo dessa semana, deve-se a uma ação integrada entre o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e o Curso Design de Moda, do IFSC. "O intuito do convite segue a busca atual do curso por referências, práticas, conteúdos e diálogos sobre afro-referência na moda. Ainda há uma escassez da presença da moda negra e seus atores sociais nos currículos e o movimento "fashion revolution" na moda tem instigado ações como essa", detalha a professora.

- Como a minha pesquisa de doutorado nas Artes Cênicas (Unirio) versa sobre a saia, como um elemento das vestes tradicionais do Candomblé, e tendo eu participado de uma banca de TCC desse curso (Design de Moda), fui convidada a falar sobre como isso pode contribuir nos estudos da moda e as relações étnico-raciais . A abordagem da palestra consistiu em apresentar modos de ser e estar no mundo expressos pelas roupas no Candomblé como Poéticas e estéticas de autorias negras. As corporeidades e existências que habitam essas roupas estão articuladas ao pertencimento e ancestralidade desses sujeitos.