CAMPUS CAMPOS CENTRO

Arquitetura e Urbanismo

Força da divulgação científica é tema de aula inaugural de mestrado

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/09/2024 16h33, última modificação 25/09/2024 15h21
A professora pesquisadora Bárbara Zaganelli ministrará aula sobre o tema.
Divulgação Científica

A equipe da Ascom e a professora Bárbara Zaganelli (última à esquerda - Foto: divulgação).

“A divulgação científica: sua pesquisa na mídia” será o tema da aula inaugural da nova turma do curso de Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias, do IFF Campus Campos Centro, que acontecerá nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 16 horas, no Auditório Miguel Ramalho. A turma 2024 é a sexta oferecida pelo curso. São 14 novos mestrandos. A professora do campus Bárbara Zaganelli, doutora em Ciência da Informação (UFRJ-IBICT), ministrará a aula inaugural.

Antes da atividade docente, Bárbara atuou como jornalista em diversos veículos de comunicação, entre eles a InterTV, emissora afiliada da Rede Globo no interior fluminense. Com 25 anos de experiência e pesquisa na área científica e comunicacional, ela abordará na aula alguns aspectos da informação e comunicação. “Incentivar a divulgação científica é uma necessidade básica para combater a desinformação na sociedade. Um trabalho que começa dentro da instituição, estimulando a participação de estudantes e servidores na divulgação de informação capaz de gerar conhecimento, contribuindo para ordem e redução de incerteza”, defende Bárbara.

No evento, a professora vai mostrar um pouco dos resultados dos projetos de divulgação científica dentro do IFF Campus Campos Centro e como os alunos e pesquisadores podem compartilhar informações científicas capazes de gerar um impacto social. Uma dessas atividades é o projeto Informantes da Ciência, coordenado por Bárbara e realizado com a participação de estudantes do ensino médio técnico, oferecido gratuitamente no IFF Campus Campos Centro. A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) é parceira do projeto. A aula é aberta ao público e não precisa fazer inscrição.

Veja no Instagram vídeos do projeto Informantes da Ciência.