CAMPUS CAMPOS CENTRO

Primeiros eletricistas instaladores do Certific

por admin publicado 10/04/2013 20h18, última modificação 15/12/2017 13h54
Programa federal reconhece o saber prático e amplia qualificação. Oito profissionais receberam os certificados e os outros 16 devem obter o documento após avaliações.

Para ter a qualificação, os eletricistas devem assistir a aulas teóricas e também participar de atividades práticas, em laboratório. Além disso, devem se submeter a avaliações. “A prova prática é para a gente verificar os conhecimentos que eles adquiriram na vida, na prática. O processo de certificação começou há um ano e está na última etapa.”, explica o diretor de Ensino Técnico da Área de Indústria, Carlos Alberto Fernandes.

De acordo com Carlos Alberto, está programada a abertura de novas turmas, em breve. Ele também destacou uma novidade: os alunos que forem certificados nessa última etapa do programa e que desejarem continuar os estudos, terão suas vagas garantidas no curso de Técnico em Eletrotécnica, oferecido pelo Proeja, programa voltado à formação de jovens e adultos.

O diretor explica que essa disponibilidade de vagas é possível por conta de autorização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

“Às vezes os eletricistas querem fazer um curso técnico, mas não têm condições. Então, com essa possibilidade de ingresso através da Rede Certific eles ficam motivados”, explicou Carlos Alberto.

A Rede Certific é um programa do MEC que fornece a profissionais que possuem apenas experiência prática, uma certificação de seus saberes adquiridos ao longo da vida. Nela, os trabalhadores terão seus conhecimentos avaliados e podem receber cursos para melhorarem sua formação.

Para Carlos Alberto, a certificação oferece só benefícios para estes profissionais.

- Se uma empresa quer contratar um eletricista, qual o documento que ele possui para comprovar que é eletricista? A Carteira de Trabalho? Sim. Mas e se ele for autônomo? Hoje em dia, muitos profissionais não têm documentos que comprovem que são eletricistas porque eles são profissionais na prática. Com a certificação, eles ganham esses documentos que comprovam que há uma avaliação do conhecimento e que eles são, realmente, profissionais-, exemplifica.

O diretor ainda acrescenta que “esse é o diferencial. Ele recebe um certificado do Instituto Federal. Isso melhora a qualidade dos profissionais do mercado.”, finaliza ele.