CAMPUS CAMPOS CENTRO

Pesquisa

Professor da Licenciatura em Geografia do IFF lançará livro na UERJ e Campos Centro

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 10/11/2022 20h14, última modificação 16/11/2022 09h41
Obra analisa, entre outros temas, a questão desenvolvimento e sustentabilidade.
Livro

Os professores Guilherme Dias e Glauco Tostes (Foto: Divulgação).

A inquietante pergunta "existe a possibilidade de um desenvolvimento sustentável no âmbito do capitalismo atual?" é lançada em texto de apresentação do livro pelo professor pesquisador Marcelo Silva Sthel (UENF). Para responder a essa e outras questões presentes no campo das ideias na contemporaneidade, seus colegas Guilherme Vieira Dias (IFF) e José Glauco Ribeiro Tostes (UENF/UFF) conceberam o livro Capitalismo e sustentabilidade: crítica ao desenvolvimento sustentável e à crise estrutural sistêmica, Editora Autografia, obra que será lançada nos dias 22 e 24 de novembro, respectivamente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e IFF Campus Campos Centro.

Expressão muito veiculada mundo afora, o desenvolvimento sustentável é analisado criticamente pelos autores, assim como a discussão sobre estar o capitalismo em fim de linha. Em um momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) lança seu alerta sobre o sério risco de colapso climático, em um planeta arrasado pela centralidade do consumo, os autores se debruçam sobre o aprofundamento de uma discussão que toca no econômico, no social e no ambiental. "O livro discute a relação entre desenvolvimento e sustentabilidade, incluindo temas atuais como o pagamento por serviços ambientais (PSA), o mercado de crédito de carbono (MCC), o ecodesenvolvimento e o desenvolvimento sustentável", ressaltam os autores.

Crise ou não? - O trabalho também trata da questão inicial lançada pelo professor Sthel: se há uma "crise estrutural do capitalismo", como esta "afeta o meio ambiente?". Em seu texto de apresentação da obra, Marcelo Sthel acrescenta que "além disso, há um debate amplo e criterioso sobre a crise estrutural do sistema capitalista. Afinal, há uma crise terminal do capitalismo ou ainda não? O livro tem por objetivo ampliar o debate das interações entre o capitalismo e a sustentabilidade diante dos desafios que a crise ambiental nos impõe no século XXI."

Por sua vez, diz o professor Frederico Loureiro (UFRJ), também em texto de apresentação: "Capitalismo e sustentabilidade estabelece a crítica rigorosa à ideologia do desenvolvimento e ao seu pretenso reverso, o mito do desenvolvimento sustentável capitalista. Apresenta, sob bases teóricas consistentes, inseridas em um profícuo diálogo entre marxismo e complexidade, os aspectos determinantes da crise do sistema do capital e refuta, em caráter conclusivo, a tese de que vivemos em um momento de crise terminal do capitalismo. É um livro que recomendo e julgo ser indispensável aos estudos sobre a questão ambiental e sua importância nos tempos atuais."

Sobre os autores - Guilherme Vieira Dias: Bacharel em Ciências Sociais (UENF), Licenciado em Geografia (IFF), Mestre em Ciência Ambiental (UFF), Doutor em Ciências do Meio Ambiente (UERJ) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). E-mail: gdias@iff.edu.br

José Glauco Ribeiro Tostes: Químico, Mestre em Química (IME), Doutor em Química (UNICAMP) e Pós- doutorado em Química (UNICAMP). Professor titular aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). E-mail: joseglaucotostes@hotmail.com

Lançamentos: UERJ/ Instituto de Física, sala 3148 F (sala de seminários da pós-graduação), Maracanã, Rio de Janeiro, dia 22 de novembro de 2022, às 14h. IFF durante o dia 24/11, pela manhã, como parte da Semana da Geografia.