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Professor do IFF tem artigo selecionado para revista A1 (Qualis Internacional da Capes)

por Comunicação Social do Campus Campos-Centro publicado 06/09/2016 20h09, última modificação 06/09/2016 20h09
Docente da área de telecomunicações no campus, Anthone Mateus Magalhães Afonso é um dos autores do trabalho que analisa legislações e documentos norteadores de políticas educacionais.
O professor Anthone Mateus discute o tema em sua tese de doutorado.

A edição atual da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, da Fundação Cesgranrio, traz o trabalho dos professores pesquisadores Anthone Mateus e Wania Regina Coutinho Gonzalez (Estácio de Sá e UERJ). Ambos são pesquisadores da linha de pesquisa políticas de gestão e formação de educadores da Universidade Estácio de Sá, programa de pós-graduação strictu senso. 

Eles analisaram documentos recentes utilizados para a definição de políticas públicas educacionais e para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. Por força de políticas de governo e de estado, diferentes concepções foram empreendidas. Porém, os pesquisadores identificam o problema de ainda não haver um modelo claro de educação e uma lacuna quanto a abordagem na relação entre trabalho e educação preconizada nos documentos estudados .

- Esse artigo traz parte das discussões encaminhadas nesse grupo de pesquisas e em minha tese de doutorado. Nós procuramos analisar os documentos de grande importância para o estabelecimento de políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos últimos 20 anos. Iniciamos com uma análise da LDB de 1996 passando pelos decretos 2.208/97 e 5.154/2004, aonde identificamos as diferentes concepções de EPT que estavam ali sendo defendidas. Em seguida fizemos uma análise da lei que estabelecer o Plano Nacional de Educação para o decênio de 2014 a 2024,  identificando e discutindo as principais metas e estratégias que tratam de EPT - explica o professor Anthone Mateus. 

Anthone Afonso é doutorando em Educação na UNESA, possui mestrado em Engenharia Mecânica – Controle e Automação pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduação em Administração de Sistemas de Informação e também em Informática Educativa pela Universidade Federal de Lavras, Curso Superior de Tecnologia em Informática e Curso Técnico de Telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense). Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas Educacionais e Educação em espaços não escolares. Tem experiência nas áreas de Educação, Informática, Elétrica e Telecomunicações. Contato: amateus@iff.edu.br/ anthone.mateus@gmail.com

Comunicação Social do Campus Campos Centro - Com informações de Scielo em Perspectiva Humanas