Notícias
Professores do IFF na Finlândia
Os professores André Uébe Mansur, Daniel Coelho Ferreira e Suzana da Hora Macedo estão entre os selecionados para integrar o programa. André e Suzana são lotados no campus Campos Centro e Daniel é docente do campus Bom Jesus.
A iniciativa do programa é do MEC e do CNPq e visa “apoiar projetos de pesquisa aplicada que contribuam para a capacitação dos professores com a concessão de bolsas de desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior júnior (DEJ)”.
O programa prevê que os professores brasileiros participem das pesquisas desenvolvidas na University of Applied Sciences (Hamk), University of Applied Sciences (Haaga-helia) e University of Applied Sciences (Tamk), todas da Finlândia.
De acordo com a Comunicação Social do MEC, o diretor da rede federal, Oiti José de Paula, destaca, entre os objetivos, o de aproximar o ensino na rede das demandas reais da sociedade. “Isso possibilitará ao nosso egresso aplicar efetivamente os conhecimentos adquiridos durante o curso”.
(André, representante da Finlândia, Suzana e Daniel)
Para o professor André Uébe, “a possibilidade de conhecer uma nova realidade em um país que é referência em educação e tecnologia e poder trazer resultados práticos para o Brasil é no mínimo empolgante”.
O professor Daniel Coelho Ferreira espera somar conhecimentos: “a capacitação na Finlândia será uma oportunidade de bastante aprendizado, principalmente da metodologia de ensino do país, que é extremamente eficiente e de alta qualidade. Pretendo adaptar estas metodologias educacionais em nosso campus e na implementação do projeto de Wetlands Construídos, que poderá ter uma extensão regional”.
A professora Suzana da Hora destaca os resultados da educação continuada: “o primeiro desafio, do Doutorado na UFRGS, nos trouxe grande crescimento pessoal e profissional e possibilitou-nos a busca por melhorias na prática docente, inclusive por meio da criação da Pós Graduação "Docência no Século XXI". Agora, com esse novo passo, a expectativa é ainda maior. Nossa missão é conhecer um modelo de educação tecnológica que é referência no mundo e compartilhar com o nosso IFF esta nova e importante experiência”.
O professor Daniel Ferreira possui doutorado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O professor André Uébe e a professora Suzana da Hora possuem doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
(Professores selecionados e equipe gestora do programa).
IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Postado em 21/07/2014 - com informações das assessorias de comunicação do MEC e Campus Bom Jesus de Itabapoana)